‘Tie Your Mother Down’ e a rebeldia adolescente

Tie Your Mother Down (Brian May)

Data de lançamento: 4 de março de 1977 (Grã-Bretanha)

8 de março de 1977 (Estados Unidos)

Álbum: A Day At The Races

Melhor posição nas paradas: 31° lugar na parada britânica; 49° lugar na parada americana.

 

Lado A: Tie Your Mother Down (Brian May)

Lado B: You And I (John Deacon)

Centrado em torno de um riff de guitarra empolgante, Tie Your Mother Down,

abre dramaticamente com um crescendo em espiral de guitarra que encerra o álbum.  É uma pintura de MC Escher. Era para ser o equivalente musical daquela escada ridícula que percorre os quatro lados de um quadrado, e parece estar sempre subindo… cada parte está subindo e cada parte desvanece em uma oitava abaixo, porque toquei tudo descendo, comentou Brian.

Mal interpretada como uma música sobre atividades impróprias dos pais no quarto, a música é realmente sobre a luxúria adolescente de jogar a cautela ao vento, mesmo que isso signifique ir contra a vontade de seus pais.

Brian explicou em 1998 que

A gênese da música remonta a quando eu estava fazendo meu Ph.D. em astronomia, passei alguns meses em Tenerife, e todos os dias, quando o sol se punha, eu subia ao topo de uma montanha e tocava uma linda guitarra espanhola que eu tinha naquela época – que posteriormente perdi.  E eu vim com esse riff, que ficou na minha cabeça.  Quando eu tocava aquele riff eu cantava a frase Tie your mother down’, só de brincadeira mesmo.  Anos depois, quando finalmente gravamos a música corretamente, eu esperava que isso fosse mudado, mas Freddie acreditou que estava perfeito.  Achei que era uma porcaria de título, mas Freddie disse que significava algo para ele, então ele sabe a resposta, e quem sou eu para discordar?

 

 Às vezes você pega um pequeno riff, e apenas coloca algumas palavras nele, e então você nem pensa sobre o que eles significam… Musicalmente, o riff foi fortemente influenciado por Rory Gallagher, que foi uma inspiração para mim como um músico e uma pessoa, e por causa do título passou a representar a angústia adolescente, alguém que realmente queria amarrar seus pais. E por ser tão dramático, sempre foi uma boa maneira de abrir ou fechar um set.

Na verdade, visualizei bombas de fumaça e mudanças de iluminação no estúdio. Era esse tipo de música.

O elemento visual da música foi incluído no vídeo promocional que a acompanha, filmado em Nova York durante uma passagem de som para a turnê americana A Day At The Races em fevereiro de 1977.

Dirigido por Bruce Gowers, o promo foi estritamente um vídeo performático, com um explosão exagerada, que atirou Roger de seu banquinho durante uma das tomadas.

Vídeo Oficial de Tie Your Mother Down

 

Talvez um pouco estridente para o comprador médio de singles, a canção foi lançada em março de 1977, onde alcançou a 31ª posição no Reino Unido, mas a decepcionante 49ª posição nos Estados Unidos.

A música foi tocada em todos os shows entre setembro de 1976 e agosto de 1986, além de ser tocada por Brian em quase todos os shows solo.

Tie Your Mother Down (Live at Wembley 11-07-1986)

 

Brian May – Tie Your Mother Down Live – At The Brixton Academy 1993

 

Brian e Roger também tocaram a música na maioria das apresentações desde a morte de Freddie, sendo a mais notável no Concert For Life, com o vocalista do Def Leppard Joe Elliot cantando.

Queen & Slash/Joe Elliott – Tie Your Mother Down (The Freddie Mercury Tribute Concert)

 

A música recuperou com razão o cobiçado lugar de música de abertura na turnê Queen + Paul Rodgers de 2005, após a curta introdução de ‘Reaching Out’, e permaneceu no set no ano seguinte e novamente na turnê Rock The Cosmos de 2008.

Sem surpresa, a música mais uma vez apareceu nas turnês com Adam Lambert.

Veja fatos interessantes sobre a música You and I, clicando aqui

 

Fontes:

Livros: 

Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis

Sites:

www.queenpedia.com

www.queenvault

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *