Baixistas prestam homenagem a John Deacon

Classificado como o 30º melhor baixista de todos os tempos pelos usuários do MusicRadar e responsável por duas das melhores linhas de baixo de todos os tempos por Under Pressure e Another One Bites The Dust, Deacon foi a base da abordagem orquestral do Queen ao rock, embelezando e apoiando a música em todos os lugares certos.

Para celebrar seu legado de baixo nível, pedimos a alguns dos mais ilustres baixistas, incluindo Lee Sklar, Mark King e Billy Sheehan, que respondessem por que eles amam a músia de Deacon.

Eis o que eles tinham a dizer…

 

1) Lee Sklar (Phil Collins, Toto, James Taylor)

“Eu me apresentei no primeiro festival do Rock In Rio em 1985 com James Taylor – estávamos diante do Queen naquele show. Tudo que tenho a dizer é que levei um dia para levantar minha mandíbula do chão. Sentei-me com a boca ágape assistindo um dos shows mais profissionais que eu já tinha visto. Sou um grande fã do Queen e John criou algumas partes maravilhosas do baixo.”

 

2) Mark King (Level 42)

“O papel de John no Queen é muitas vezes negligenciado, dado os personagens maiores do que a vida com os dois, mas tendo tocado muitas de suas linhas de baixo com Brian e Roger, e tendo tido o prazer de ficar ao lado do palco vendo-o se apresentar em turnê na Alemanha em 1986, fiquei admirado com sua capacidade de sempre fazer a coisa certa para essas grandes canções. Top man e um jogador de topo.”

 

3) Billy Sheehan (Mr Big, Winery Dogs, Sons Of Apollo)

“O Queen era uma banda enorme, músicos de verdade – eu era um grande fã do Queen. John não era instantaneamente perceptível. A voz e a guitarra geralmente significam tudo para o público, mas o público não percebe que o baixo e a bateria são provavelmente o elemento mais importante. Ele era um grande, grande, sólido baixista e eu amo quando um cara pode saltar entre gêneros e fazê-lo convincentemente.”

 

4) Nathan East (Eric Clapton, Whitney Houston, Michael Jackson)

“John não só colocou o baixo para os grandes sucessos do Queen, mas ele compôs vários de seus top 10 singles, como Another One Bites The Dust, onde o baixo identifica e leva a música para casa. Ele fez todo o caminho para o meu bairro.”

 

5) Neil Fairclough (Queen + Adam Lambert, Elio Pace)

“É muito especial tocar as linhas de baixo do John. O Fairy Fellers Masterstroke é um tour de force, assim como A Valsa Milionária. Ouvi dizer que John nunca quis ser dito as progressões do acorde, porque ele queria fazer suas próprias coisas. Há a parte de funcionalidade do baixo que John executou muito bem, e depois há as partes adoráveis que ele criou sem pisar nos dedos de ninguém. Quando você ouve a parte de trás de Sail Away Sweet Sister, é uma parte adorável e você está realmente dizendo ‘Continue, continue!'”

 

6) Neil Murray (Brian May, Black Sabbath, Whitesnake, Rainbow)

“Tendo tocado muitas das linhas de baixo de John Deacon ao vivo cerca de 3.000 vezes, sou um grande admirador de sua criatividade e solidez como baixista. Um bom sujeito, também!”

 

7) Paul Turner (Jamiroquai, Annie Lennox, Take That)

“Meu pai era um grande fã do Queen, e A Day At The Races e A Night At The Opera foram dois álbuns que dividimos o tempo ouvindo várias vezes – e mais! O senso de melodia e contraponto de John, e sua habilidade de adicionar sub-ganchos e corridas de bom gosto, foram ingredientes-chave na música da banda. Qualidade.”

 

8) Phil Spalding (Robbie Williams, Tina Turner, Elton John, Mike Oldfield)

“Há alguém no mundo da música que não esteja familiarizado com os riffs de introdução de Under Pressure ou Another One Bites The Dust? Há evidências poderosas e irrefutáveis da influência duradoura de John na cultura da música popular. Freddie Mercury uma vez me disse: “Eu sempre preciso saber o que o baixo está fazendo.”

“John sempre apoiou a música e o cantor perfeitamente, como se ele fosse um baixista moderno da Motown. Ele sempre tocava a coisa certa para cada música, dando aos seus colegas de banda mais extravagantes o espaço que precisavam para fazer suas respectivas coisas. Queen sem a sensibilidade musical de John teria sido uma banda muito diferente.”

9) Dave Swift (Jools Holland)

“Considerando que John era conhecido por seu comportamento silencioso, ele muitas vezes exibia algumas peças destemidas e audaciosas em Queen. Ele claramente não tinha medo de tocar linhas de baixo expostas e preenche os registros superiores do instrumento. Ouça por todas aquelas saborosas enchimentos de trigêmeos, e alguns verdadeiramente bodacious jogando ‘o fim empoeirado’!”

 

https://www.musicradar.com/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *