O Queen, através da EMI X BPI

A extraordinária resposta da EMI à Indústria Fonográfica Britânica por não premiar o Queen em 1986.

 

1986!

O ano em que a indústria se esqueceu do Queen.

É sabido que a indústria, a crítica e as revistas e meios de comunicação especializados de qualquer disciplina muitas vezes ficam de um lado, e os fãs e consumidores finais do outro.

 

Assim, no mundo da música, muitos artistas e grupos foram ignorados (se não difamados) em algum momento das suas carreiras.

 

Quase todos os grandes sofreram na carne as chicotadas ou a mais absoluta indiferença do júri ou do perito de plantão em alguma ocasião.

E, claro, o Queen não poderia ser menos nesta seção …

O Queen é agora um grupo lendário, muito mais importante do que pareceu durante toda a sua carreira. Isto, em parte, se deveu à uma indústria musical que nem sempre foi justa em suas avaliações, mas que finalmente teve que ceder ao talento da Banda e à genialidade de Freddie Mercury.

 

Um daqueles anos em que Rainha não foi convenientemente premiada pela Indústria foi, incompreensivelmente … 1986 !!

Naquele ano lendário, o Queen lançou o famoso Álbum A Kind Of Magic, que alcançou o primeiro lugar nas paradas do Reino Unido.

Suas canções moldaram a trilha sonora do filme de Russell Mulcahy – Highlander – O Guerreiro Imortal – interpretado por Christopher Lambert e hoje considerado um clássico dos chamados “ filmes de locadora ”.

Por ocasião da publicação deste Álbum de estúdio, o grupo embarcou numa turnê espetacular – Magic Tour -, que deixou na história concertos colossais e massivos como os de Wembley, Budapeste ou Knebworth Park.

Para encerrar o glorioso ano de 1986, o Queen lançou Live Magic, seu segundo Álbum ao vivo.

Mesmo assim, a Indústria Fonográfica Britânica (também conhecida pela sigla BPI) esqueceu-se do Queen nos seus prémios anuais …

Por esta razão, e para compensar a Banda, a EMI incluiu um anúncio nas principais publicações britânicas onde foram divulgados os feitos da Banda durante o ano de 1986.

O anúncio afirmava o seguinte –

1 – O Queen vendeu 1.774.991 Álbuns somente na Grã-Bretanha.

2 – A Kind Of Magic entrou nas paradas britânicas em primeiro lugar e permaneceu entre os cinco mais vendidos por 13 semanas consecutivas.

3 – O fã britânico número 1.828.375 comprou um exemplar de Greatest Hits, e o Álbum continuou entre os cem mais vendidos ao longo do ano, posição em que permaneceu por 268 semanas.

4 – O Queen se apresentou duas noites com ingressos esgotados no Estádio de Wembley, uma noite no St. James Park em Newcastle, uma noite no Manchester Maine Road e uma noite em Knebworth para um total de 400.000 pessoas, um recorde de público na Grã-Bretanha.

5 – Queen Live at Wembley ’86, dirigido por Gavin Taylor, foi o primeiro vídeo estéreo transmitido simultaneamente em redes independentes de televisão e rádio independentes via satélite no dia 25 de Outubro.

6 – O 675º concerto do Queen foi o maior a ser realizado num estádio oriental no dia 27 de Julho, em Budapeste, filmado com 17 câmeras 35mm pela agência estatal húngara Malfim.

7 – Hungarian Rhapsody: Queen Live in Budapest, dirigido por Janos Zsombolyai, foi o primeiro concerto completo que estreou num país oriental, no National Congress Hall em Budapeste, no dia 12 de Dezembro.

8 – O Queen lançou o primeiro vídeo single da Grã-Bretanha, que alcançou o primeiro lugar nas paradas de vídeo em 27 de Outubro.

9 – A turnê do Queen pela Europa foi testemunhada por mais de um milhão de pessoas em Junho, Julho e Agosto, durante 26 shows, arrecadando onze milhões de libras.

10 – Os leitores do Daily Mirror elegeram o Queen como a melhor Banda de 1986, com 50% mais votos do que qualquer outra Banda.

11 – Os leitores do Daily Mirror elegeram Freddie Mercury como o melhor cantor masculino de 1986.

12 – O vídeo EP de Freddie Mercury entrou nas paradas de vídeo britânicas em primeiro lugar em 21 de julho.

13 – O Queen realizou sua primeira convenção de fãs em três dias em Great Yarmouth, no dia 25 de Abril.

14 – A Rainha comemorou 28 festas pós shows.

15 – O Queen doou o dinheiro arrecadado com seu show no campo de futebol de Newcastle para o fundo de ajuda às crianças.

16 – Richard Gray trabalhou 918 horas em designs para o Queen e recebeu o prêmio Daily Express de Melhor Capa de Álbum.

17 – O Queen lançou Live Magic em 1º de Dezembro e vendeu mais de 400 mil cópias antes do Natal, sem um single.

18 – Os sucessos do Queen foram lançados em nada menos que 53 coletâneas em 23 países ao redor do mundo.

19 – Freddie Mercury completou quarenta anos, relativamente jovem para tantos feitos e conquistas.

20 – Queen recusou-se a proibir a exibição de seus vídeos na televisão britânica.

21 – A Queen Films teve cinco vídeos entre os vinte e cinco mais vendidos no dia 08 de Novembro.

22 – Os leitores do Sun votaram em Freddie Mercury como o melhor cantor masculino do ano.

23 – Os ouvintes da Capital Radio elegeram o Queen como o melhor grupo do ano.

24 – Mary Turner descreveu o Queen como uma instituição nacional.

( Mary Turner é apresentadora da Rádio americana Westwood One ‘Off The Record’. )

25 – We Will Rock You do Queen entrou mais uma vez na lista dos dez melhores vídeos da Music Week de Julho. Lá ele permaneceu o resto do ano.

26 – Queen’s Greatest Flix permaneceu entre os trinta melhores vídeos da lista da Music Week ao longo do ano. Totalizaram 115 semanas consecutivas desde que foi número um no Reino Unido.

27 – Live in Rio, do Queen, ficou entre os trinta melhores vídeos da Music Week ao longo do ano. Eles totalizaram 80 semanas consecutivas desde sua estreia no primeiro lugar em 20 de Maio de 1985.

28 – No British Video Awards, no dia 16 de Outubro, o Queen ganhou o prêmio de melhor videoclipe por Live In Rio.

29 – A Shell adotou I Want To Break Free como tema principal de uma campanha publicitária nacional de rádio e televisão.

30 – Hannes Rossacher e Rudi Dolezal quase terminaram a pós-produção de seu gigantesco vídeo do Queen, Magic Years (A Visual Anthology em 1986). Foi lançado no início de 1987.

 

Quase nada, amigos…

– No entanto, o Queen novamente não conseguirá ganhar o Prêmio da Indústria Fonográfica Britânica.

Obrigado Brian, John, Freddie e Roger …

Nós da EMI amamos vocês !!

 

Via A Queen Of Magic – 11/05/2024 – Por Alejandro Arbelo

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *