B-Sides – Soul Brother

B-SIDES – Soul Brother
Autor: Queen
B-side de Under Pressure, 1981

 

– Como definir Soul Brother? Uma piada? Um quebra-cabeça? Um conjunto de citações?
– Para começar, o primeiro mérito da música, um desperdício das sessões de The Game, é ter se tornado o lado B de Under Pressure.

– E sendo assinada como Queen, isso significava que o single inteiro também foi assinado (o lado A foi assinado com Queen-David Bowie); fato que ocorreu pela primeira vez na discografia do grupo.

– Citações, dissemos. Do ponto de vista textual repete a experiência feita com More Of That Jazz: juntar várias músicas da banda.

– Só que ali eram fragmentos musicais espalhados na última faixa do álbum Jazz, enquanto aqui retomam-se frases referentes aos antigos sucessos da banda.

– Na ordem:
You’re My Best Friend (he’s my best friend), We Are The Champions (he’s my champion), We Will Rock You (and he will rock you rock you rock you), Flash (he’s the saviour of the universe), Keep Yourself Alive (make you keep yourself alive) e Somebody To Love (he’s somebody somebody you can love).

– Além de Under Pressure (when you’re under pressure), o que indicaria que a música também pode ter sido escrita durante as sessões de The Game, mas certamente foi retrabalhada após a sessão em Montreux com David Bowie.

 

– Mas quem é esse personagem maravilhoso? Meu melhor amigo, meu campeão, o que vai te chocar? O salvador do universo, aquele que o manterá vivo, alguém que você pode amar, que não o trai quando você está sob pressão? Mas é óbvio: He’s my soul brother, meu irmão de sangue! Que então, surpresa, seria Brian para Freddie e Freddie para Brian.

– Assim diz Brian:

Um dia Freddie me disse que tinha uma surpresa para mim: ‘Eu escrevi uma música para você, mas preciso do seu toque!’. Curiosamente, nós dois estávamos trabalhando separadamente em músicas que se referiam um ao outro. Fomos ao estúdio e ele tocou essa peça. Se realmente foi escrita para mim, eu não sei. Mas achei fabulosa. Sei que ele a escreveu mais ou menos em quinze minutos.

 

– Até demais, para os padrões de Freddie Mercury: Crazy Little Thing Called Love compôs em dez minutos.

– A assinatura da música, no entanto, é creditada ao Queen como banda: é a primeira vez, tirando Stone Cold Crazy, que por falta de certezas de composição foi assinada com os quatro sobrenomes.

– A atmosfera blues de Soul Brother permanece, um detalhe incomum para uma música do Queen, e acima de tudo uma soberba interpretação de falsete de Freddie. Uma música que se tornou um dos lados B mais famosos, graças à combinação com Under Pressure, mas que também teria merecido um lugar em um álbum.

 

– Brian May brinca:

Freddie deliberadamente a escreveu como lado B para preencher um vazio, então presumo que o álbum já estava finalizado!

 

         

📸 Single Under Pressure / Soul Brother (by discogs)

 

Soul Brother

 

 

Fonte: Queen Opera Omnia – Le Storie Dietro le Canzoni, de Roberto De Ponti
Pesquisa e Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

 

Helenita Melo

Me chamo Helenita dos Santos Melo, sou gaúcha de Cachoeira do Sul e nasci em 25 de janeiro de 1964. Sempre gostei de música, e possuo gosto musical bastante variado. Iniciei minha trajetoria no coral da Igreja Adventista de minha cidade natal e mais tarde me tornei cantora em grupos amadores e profissionais. Eu era fã “normal” do Queen há muitos anos… até o lançamento do filme “Bohemian Rhapsody” (2018), onde a minha paixão reascendeu de maneira muito forte e intensa. Eu me defino como “uma dona-de-casa curiosa” e estou sempre pesquisando, aprendendo e compartilhando o que sei sobre a banda, e me tornei uma pessoa bastante conhecida nas redes sociais. Desde 2004 resido em Bolzano (Itália) e sou casada com o Dr. Nicola Ciardi, fundador do festival de jazz daquela cidade em 1982.

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *