Linha do tempo vocal de Freddie Mercury
(1969 – 1991)
PARTE 04
1981:
Começando no Japão em Fevereiro, Freddie está um pouco áspero. Seu tom está ok, mas seus nódulos estão realmente começando a afetá-lo aqui. Ele se recuperaria rapidamente a caminho da América do Sul, onde estaria em excelente forma.
Após as apresentações de Fevereiro/Março, eles voltaram ao estúdio para gravar Hot Space. Apesar do mau resultado, há alguns vocais impressionantes nele. Poucos meses depois, o Queen retornou à América do Sul e ao México para fazer mais alguns shows. Freddie arrasa em We Are The Champions.
Após esses shows de Setembro/Outubro, o Queen viajou para o Canadá para fazer 2 shows em Montreal. Esses são alguns dos melhores shows que a Banda já fez, e Freddie é um dos destaques. De 1980 a 1981, o tom e as capacidades vocais de Freddie permaneceram praticamente os mesmos.
1982:
O Queen começou a turnê Hot Space mais de um mês antes do lançamento do Álbum. A partir de Abril, a voz de Freddie parece não ter aquecido e fica muito instável durante todo o mês. Ele soa muito forte em algumas áreas e consegue sustentar as notas, mas ele vai quebrar ou rachar aleatoriamente em certas áreas.
Por volta do início de Maio, a voz de Freddie volta com força total e oferece algumas performances excelentes. Sua voz permaneceria assim pelo resto da turnê europeia.
Sua voz mais uma vez piora no começo da turnê norte-americana. Ele soa bem nos primeiros shows, mas decai lentamente até a apresentação final em solo americano, o SNL. A voz de Freddie está em péssimas condições para essa apresentação. Ele mal consegue cantar Crazy Little Thing Called Love, uma música teoricamente fácil. Ficamos sabendo o motivo após – na noite anterior uma briga com seu então companheiro – Bill Reid.
Em Outubro, eles viajaram para o Japão, onde a voz de Freddie está (mais uma vez) em más condições. Ele toca algumas músicas muito bem, mas outras são terríveis, como a apresentação de Body Language.
1983:
O Queen não fez turnê este ano. Todos eles fizeram uma pausa para gravar coisas solo, mas se encontraram perto do fim do ano para gravar The Works. A voz de Freddie é muito boa, embora pouco seja muito exigente no Álbum.
Hammer To Fall tem uma nota alta agradável que Freddie nunca tentou ao vivo. Sua voz mudou de tom novamente. Ele continuou no estilo de voz grossa durante shows ao vivo no ano seguinte, mas seu tom no Álbum não mudou muito.
1984:
O Queen começa a The Works Tour em Agosto, vários meses após o lançamento do Álbum em Fevereiro. Enquanto Freddie está em boa forma para os primeiros 3 ou 4 shows, seus nódulos aparecem e o impedem de sustentar as notas.
Festejar muito em seu aniversário certamente também não ajudou. Você pode ter shows como Bruxelas em 24/08/1984, que é um show incrível para Freddie, ou você pode ter shows como Londres em 07/09/1984, que é um dos piores shows de Freddie.
Uma coisa positiva sobre essa turnê é que Freddie finalmente trouxe de volta seu falsete, algo que estava faltando há quase 10 anos.
Ele continuaria a usar seu falsete regularmente até sua aposentadoria ao vivo.
Continua …
Créditos:
Originalmente enviado por MajorLeagueRekt.
Também todo o crédito para o OP.
Via
r/queen por clarkey 1984.
New York – 27 de Julho de 1983.
Madison Square Garden.
Foto de Larry Marano/Getty Images
Leia as partes anteriores abaixo: