Grammy – uma injustiça com o Queen?

GRAMMY

Um prêmio nunca conquistado pelo Queen.

Grammy Awards é uma cerimônia de premiação da ” Academia de Gravação ” dos Estados Unidos, que presenteia anualmente os profissionais da indústria musical com o prêmio Grammy, em reconhecimento à excelência do trabalho e conquistas na arte de produção musical e, provendo suporte à comunidade da indústria musical.

Faz 65 anos ( em 1959 ) que o primeiro prêmio Grammy – então conhecido como Prêmio Gramofone – teve seu primeiro vencedor.

Desde então, a honra se tornou símbolo de prestígio e reconhecimento, apesar de muitas críticas ao longo dos anos por conta da falta de diversidade nas indicações e premiados.

Apesar de concorrer em diversas categorias e serem considerados uma das maiores Bandas de rock, o Queen nunca conquistou um Grammy.

No entanto, a Banda recebeu um prêmio honorário pelo conjunto de sua obra, em 2018. Este prêmio honra aqueles que durante sua vida, contribuíram de forma excepcional para o mundo da música.

Mas como pode não receber, se Freddie Mercury estava à frente do seu tempo?

Com o Queen, ele mudou a indústria musical, lançou hinos imortais, quebrou barreiras e estereótipos. Mas não venceu nenhuma vez em categorias competitivas no Grammy, apesar de ter sido indicado quatro vezes.

Entretanto, o Queen tem duas honras em categorias diferenciadas – eles fazem parte do Hall da Fama do Grammy, prêmio que vai para artistas com mais de 25 anos de carreira que tiveram impacto significativo na música e na venda de Álbuns, e também recebeu em 2018 o Grammy Lifetime Achievement Award, citado acima.

Abaixo, alguns exemplos de grupos pioneiros e artistas no topo das paradas que são corretamente reconhecidos como antepassados do Rock e que nunca ganharam um Grammy.

 

Queen

Surpreendentemente, a banda Queen recebeu apenas quatro indicações ao Grammy e nunca venceu.

Indicações ao Grammy

  • 1977 – Melhor Performance Vocal Pop por Duo, Grupo ou Coro e Melhor Arranjo para Vozes ( Bohemian Rhapsody )
  • 1981 – Produtor do Ano (Não Clássico) com Reinhold Mack (The Game) e Melhor Performance de Rock de Duo ou Grupo com Vocal ( Another One Bites the Dust )

Jimi Hendrix

Guns N’ Roses

Patti Smith

Bob Marley

KISS

Velvet Underground

Janis Joplin

The Smiths

Deep Purple

ABBA

Curiosidade

A Banda Metallica faturou o Grammy em 1991, pelo cover do Queen – Stone Cold Crazy.

 

Via Forbes

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Flog do Queen

Postado por - 14 de dezembro de 2005 0
Foi aberto nesta semana um novo flog dedicado ao Queen. O novo flog chama-se "The Heroes", uma alusão a música The Hero…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *