A professora Hanny Van Arkel, de 25 anos, contou que sua paixão por música lhe levou a ler o livro Bang! A história Completa do Universo (em tradução literal), escrito pelo guitarrista do Queen, Brian May, e os apresentadores do programa Sky at Night, da BBC, Chris Lintott e Sir Patrick More. A obra a encorajou a fazer parte do Galaxy Zoo, afirmou Hanny.
Leia Matéria Completa
A professora Hanny Van Arkel, de 25 anos, deparou-se com uma estranha bolha gasosa quando navegava pelo site Galaxy Zoo, que faz parte de um projeto que permite ao público fazer pesquisas espaciais a partir da rede.
Um dos objetivos é classificar objetos cósmicos dentro das galáxias catalogadas pelo website.
Ao não conseguir encaixar a bolha gasosa nos padrões galácticos estabelecidos pelo Galaxy Zoo, Hanny Arkel comunicou o webmaster. Ele, então, entrou em contato com astrônomos ligados ao projeto, que decidiram investigar.
Os especialistas descobriram que o objeto gasoso verde era realmente único e teria captado sua energia a partir da luz emitida por um quasar – uma radiação poderosa proveniente de um buraco negro gigante.
Paixão por música
Os astrônomos chamaram o objeto de Hanny’s Voorweep (Objeto da Hanny, em holandês).
A professora, que mora perto da cidade de Maastricht, disse à BBC News não ter qualquer experiência em astronomia.
Ela contou que sua paixão por música lhe levou a ler o livro Bang! A história Completa do Universo (em tradução literal), escrito pelo guitarrista do Queen, Brian May, e os apresentadores do programa Sky at Night, da BBC, Chris Lintott e Sir Patrick More.
A obra a encorajou a fazer parte do Galaxy Zoo, afirmou Hanny.
Um dos astrônomos envolvidos na identificação do Hanny’s Voorweep, Chris Lintott disse ter intenção de continuar estudando o objeto a partir de monitoramentos que serão feitos pelo Telescópio Espacial Hubble a partir de outubro.
Lintott acredita que o objeto faça parte de uma galáxia que não produziu estrelas brilhantes o suficiente para serem vistas da Terra.
Os astrônomos dizem estar intrigados com o buraco no meio da bolha gasosa. O orifício pode ter sido formado por um jato de partículas que viajaram a uma velocidade próxima a da luz e que teriam se chocado com a bolha.
Eles ainda explicaram que a cor verde do objeto é causada por oxigênio ionizado.
Fonte: O Globo
Tenho o livro, é bastante interessante. E a capa é demais, em 3D !