Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 9/15 por Helenita dos Santos Melo

9º Álbum FLASH GORDON – (1980)

Flash’s Theme

Flash foi escrita por Brian May e é a música tema do filme de 1980, Flash Gordon.

– Existem duas versões da música. A versão do álbum (intitulada Flash’s Theme) está basicamente nos créditos de abertura do filme, com todos os diálogos retirados da primeira cena.

– A versão do single, por outro lado, contém trechos de diálogos de várias partes do filme, incluindo a memorável exclamação do personagem interpretado por Brian Blessed que diz: Gordon’s alive! (Gordon está vivo!). Esta é a versão incluída na coleção Greatest Hits de 1981.

Flash é cantada em dueto por Freddie Mercury e Brian May, com Roger Taylor nas harmonias agudas. Brian toca todos os instrumentos, exceto a seção rítmica.

– Nesse álbum existem apenas duas canções “tradicionais” com letras cantadas, Flash’s Theme e The Hero, as restantes faixas são canções atmosféricas com grandes trechos de diálogo retirados do filme.

 

In the Space Capsule (The Love Theme)

– Música composta por Roger Taylor.

– O produtor Dino De Laurentiis pediu à banda para compor a trilha sonora do filme no início dos anos 1980.

– Como em seu predecessor The Game, há uma mudança estilística notável em sua música que se desvia do som clássico do rock orientado para a guitarra.

– Como produtor, Reinhold Mack apresentou à banda técnicas de gravações mais novas e sofisticadas, incorporando o sintetizador e influências pesadas da música disco e da cena do funk.

 

Ming’s Theme (In the Court of Ming the Merciless)

– Música composta por Freddie Mercury.

– O ator Max von Sydow, pseudônimo de Carl Adolf von Sydow (Lund, 10 de abril de 1929 – Paris, 8 de março de 2020), era sueco, naturalizado francês.

Foi ele a interpretar o terrível Imperador Ming no filme, tema dessa música.

– O álbum recebeu uma recepção menos favorável do que a média.

– Na América, depois de muitos anos (e do grande sucesso de The Game), foi seu primeiro insucesso.

– No entanto, o single Flash foi um sucesso e alcançou a posição 10 na parada do Reino Unido.

 

The Ring (Hypnotic Seduction of Dale)

– Música composta por Freddie Mercury. A personagem Dale (tema dessa música) foi interpretada pela atriz Melody Anderson.

– Foi um dos primeiros grandes filmes a ter trilha sonora composta por uma famosa banda de rock.

– O próprio produtor Dino De Laurentiis disse que não conhecia o Queen e que a banda havia sido recomendada a ele.

-Roger Taylor, por ser fã de quadrinhos e grande fã de ficção científica, ficou imediatamente entusiasmado com o projeto, muito menos os outros membros da banda.

– A banda viu apenas 20 minutos de filmagem, com base nos quais eles tiveram que escrever a música que acompanha as imagens.

 

Football Fight

– Música composta por Freddie Mercury.

– O Queen teve muito pouco tempo para compor e gravar a trilha sonora já que na mesma época gravaram e lançaram o álbum de sucesso The Game no mesmo ano e partiram para o The Game Tour, portanto as gravações tiveram que ser feitas em apenas seis semanas.

– As partes da banda foram gravadas nos estúdios Townhouse, Advision, The Music Centre e Utopia. As partes orquestrais no Anvil Studio sob a direção de Howard Blake.

– A primeira vez na história do Queen que o álbum foi co-produzido por Brian May.

– O outro produtor (a pedido explícito do guitarrista) foi Reinhold Mack, que se revelou um colaborador válido durante a gravação de The Game.

 

In the Death Cell (Love Theme Reprise)

– Música composta por Roger Taylor.

– Surpreendentemente, a banda queria que o material fosse lançado como álbum oficial do Queen, e não apenas como trilha sonora.

– O álbum consiste inteiramente de faixas instrumentais, exceto The Hero e Flash’s Theme.

– Essa última música foi a única do álbum, com o título simples de Flash em uma versão diferente da que aparece no álbum, com alguns diálogos extraídos de várias partes do filme.

Football Fight foi incluída como o lado B do single.

 

Execution of Flash

– Música composta por John Deacon.

– O álbum foi acima de tudo uma tentativa mais avançada, do que o anterior The Game, no campo da música eletrônica.

– A banda escreveu peças instrumentais reais (não peças de fundo), e a maioria das composições não tinha texto, com influências orquestrais e, em sua maioria, incluía sintetizadores.

– Brian May disse que no início dos anos 70, os membros da banda estavam muito nervosos sobre o uso do sintetizador, mas durante as gravações de Flash Gordon eles se sentiram mais confortáveis ​​com o som sintético dele e puderam tirar proveito dos recursos.

– Isso se deveu em parte às inovações introduzidas pelo produtor Reinhold Mack, mas também à influência de Roger Taylor, que já havia experimentado sintetizadores e samplers em seus projetos solo.

 

 

The Kiss (Aura Resurrects Flash)

– Música composta por Freddie Mercury.

– O álbum foi lançado seis meses após o grande sucesso de The Game, apenas duas semanas antes do Natal de 1980.

– Comparado aos álbuns do Queen em geral, não teve muito sucesso comercial, mas não foi uma grande queda em termos de forma e estilo.

– A obra alcançou sucessos importantes na Grã-Bretanha, onde passou quinze semanas na classificação e alcançou a 10ª colocação.

– Nos Estados Unidos, Flash Gordon foi o primeiro verdadeiro insucesso após os sucessos dos anos 70, chegando apenas à posição 23 da “Billboard Top 200”.

 

Arboria (Planet of the Tree Men)

– Música composta por John Deacon.

– Os críticos ficaram perplexos e desnorteados na época do lançamento do álbum. A maioria deles reclamou que, embora na verdade seja uma trilha sonora, o álbum ainda foi lançado como um álbum completo do Queen.

-O crítico do Record Mirror escreveu: “Um álbum de tamanho verdadeiramente épico ganhando cinco estrelas de mérito igualmente épicas”.

– Sounds escreveu: “Como trilha sonora, Flash Gordon é verdadeiramente extraordinário”.

– O crítico de Entertainment Weekly referindo-se geralmente às reações negativas despertadas pelo álbum, escreveu: “Se o fato de gostar deste álbum me torna um pecador, então não quero mais ser inocente”.

 

Escape from the Swamp

– Música composta por Roger Taylor.

– Curiosamente, o álbum foi lançado no mesmo dia do assassinato de John Lennon.

– Foi relançado mundialmente em 27 de junho de 2011.

– Nos Estados Unidos e Canadá foi lançado em 27 de setembro de 2011) como parte do 40º aniversário da banda.

– A reedição adiciona um EP de faixas relacionadas.

 

Flash to the Rescue

– Formação do álbum:

Freddie Mercury: vocais principais e de apoio, sintetizadores

– Brian May: guitarra principal, backing vocals, sintetizadores, piano, órgão, co-vocais principais em “Flash’s Theme” (“Flash to the Rescue” também é de Brian)

– Roger Taylor: bateria, tímpanos, backing vocals, sintetizadores

– John Deacon: baixo, guitarra, sintetizadores

– Howard Blake: arranjos orquestrais adicionais

 

Vultan’s Theme (Attack of the Hawk Men)

– Música composta por Freddie Mercury.

– Essa música em si é menos conhecida no repertório do Queen, nunca lançada como single e nunca tocada ao vivo.

– No entanto, a popularidade do filme fez com que fosse “emprestada” por alguns compositores de música para o videogame “Apache Strike Theme”.

– Nenhum dos jogos que usam a música jamais deu os créditos ao Queen, mas a música é muito reconhecível.

– Devido às restrições de hardware da época, nenhum jogo realmente usava uma gravação das músicas, todos eles usavam um rearranjo com as mesmas notas.

 

Battle Theme

– Música composta por Brian May.

– Brian May assinou boa parte das músicas, incluindo o título homônimo e genérico, Flash.

– Esse álbum é um conjunto de atmosferas cósmicas das quais emergem principalmente sintetizadores, percussões e guitarras em menor grau.

– Os países produtores do filme foram Reino Unido, Estados Unidos e Itália.

 

The Wedding March

– Música composta por Richard Wagner, com arranjos de Brian May. Abaixo, partes de uma entrevista de Brian para a BBC Radio One, em 1983:

– “Então, é um tipo diferente de abordagem, mas eu gosto de fazer essas coisas.”

– “É uma espécie de indulgência, na verdade, mas, ao mesmo tempo, achei que seria engraçado que a ‘Marcha das Bodas’ fosse assim.”

– “Porque, toda a nossa gente, que conhece a nossa música, reconheceria isso imediatamente como um dos nossos tratamentos.”

– “Qualquer outra pessoa no cinema pensaria nisso como uma estranha ‘Marcha Nupcial’. Era para ser uma piada musical de qualquer maneira, no filme, então estava apenas aumentando a piada, na verdade!”

 

Marriage of Dale and Ming (And Flash Approaching)

– Música composta por Brian May.

– Roger Taylor também é um dos compositores dessa música.

– Alguns momentos agradáveis ​​[não neutros] se destacam como o tema de amor composto por Roger Taylor (“In the Space Capsule” e “In the Death Cell”).

– Destaque também para o enérgico título de “Football Fight” de Freddie Mercury.

– Início da trama do filme: “O traiçoeiro imperador galático Ming, O Terrível, localiza o planeta Terra e decide aniquilá-lo para combater o tédio. Usando sua tecnologia alienígena, Ming desencadeia vários desastres naturais e sitia a superfície do planeta, atacando-o com meteoritos. Um desses meteoros colide com um avião particular no qual viajam Flash Gordon, jogador do New York Jets, e a jornalista Dale Arden.”

 

Crash Dive on Mingo City

– Música composta por Brian May.

– O filme “Flash Gordon” dura 111 minutos e é catalogado como filme de aventura e ficção científica.

– Duas grandes atrizes italianas atuaram no filme: Ornela Mutti (Princesa Aura) e Mariangela Melato (Kala).

Flash Gordon (filme) foi dirigido por Mike Hodges, inspirado no personagem homônimo dos quadrinhos de ficção científica criados em 1934 por Alex Raymond e já protagonista de três séries de filmes entre 1936 e 1940.

 

Flash’s Theme Reprise (Victory Celebrations)

– Música composta por Brian May.

– A capa desse álbum é amarela brilhante (referência à história em quadrinhos).

– Inclui o título estilizado do filme que cerca o planeta de Ming capturado pelo raio de Flash Gordon.

– Em subtítulo vermelho, na parte inferior da capa, está indicado: “Original Soundtrack Music by Queen”.

 

The Hero

– Música composta por Brian May.

– Texto da composição:

“So you feel that you ain’t nobody

Always needed to be somebody

Put your feet on the ground

Put your hand on your heart

Lift your head to the stars

And the world’s for your taking

So you feel it’s the end of the story

Find it all pretty satisfactory

Well I tell you my friend

This might seem like the end

But the continuation

Is yours for the making

Yes you’re a hero”

– O filme foi colossal, com um custo de produção estimado em 35 milhões de dólares. O final aberto parece dar origem a uma sequência que nunca foi realizada.

– Após o seu lançamento, o filme foi apreciado apenas por alguns críticos. No papel do vilão Ming, Max von Sydow recebeu elogios, enquanto o protagonista Sam Jones não foi apreciado, recebendo, inclusive, uma indicação nada lisonjeira ao “Razzie Awards” de Pior Ator Principal. Depois disso Sam Jones não interpretou papéis importantes.

– Ao longo dos anos, o filme foi reavaliado e lembrado como um cult do cinema de ficção científica.

 

 

Postagens anteriores:

1 -Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 1/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

2 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 2/15 – Queen II – por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

3 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 3/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

4 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 4/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

5 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 5/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

6 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 6/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

7- Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 7/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

8 – Álbuns do Queen – Curiosidades – Parte 8/15 por Helenita dos Santos Melo – Queen Net

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *