Como o filme biográfico Bohemian Rhapsody está transformando adolescentes em fãs do Queen, e a sua relação com os fãs antigos.
Alguns meses atrás, em Palm Bay, Flórida, uma professora de matemática do ensino médio deixou um de seus alunos mexer em seu computador para escolher uma música do YouTube, enquanto a turma trabalhava em uma tarefa.
Em vez de escolher um hit pop contemporâneo para a trilha sonora da sessão de estudo, o estudante fez uma escolha inesperadamente antiga – Bohemian Rhapsody.
Rapidamente, a cena do carro de Wayne’s World ganhou vida na sala de aula.
Não pensei em nada, explica a professora,, até que olhei e vi todos os alunos do 9º e 10º anos dublando a música inteira !
Claramente, a febre do Queen tomou conta da nação !
Enquanto a maioria dos alunos da professora da Flórida ouve o que ela descreve como trap-rap terrível, muitos deles se voltaram para o trabalho da Banda de rock londrina, do filme biográfico megapopular Bohemian Rhapsody.
Então, o que é que atrai os fãs jovens do Queen ?
A música, principalmente.
Alex, um jovem de 15 anos da Europa que postou no reddit sobre a descoberta da Banda depois de ver o filme, e pediu para usar um pseudônimo para este artigo, nem sempre foi obcecado pelo Queen.
Ele gostava do cover do Pentatonix de Bohemian Rhapsody e estava familiarizado com algumas músicas do Queen no rádio, mas não sabia que a Banda as escreveu.
Percebi quantas músicas do Queen eu realmente conhecia, assistindo ao filme. Comecei à ouvir o resto e fiquei viciado desde então.
Jake, um americano de 15 anos com gosto musical louco diz que seus artistas favoritos são Queen, Britney Spears e Frank Sinatra, e ficou animado depois de assistir ao trailer.
Ele viu o filme pela primeira vez com seu pai, fã do Queen. Mais tarde, ele o viu novamente com seus amigos.
Como os jovens fãs foram recebidos pelos mais antigos ?
Mas para estudantes do ensino médio, o fandom de música pode ser notoriamente territorial.
Embora Alex tenha achado a comunidade online de fãs do Queen acolhedora e prestativa, eles têm alguns amigos que se identificam como entusiastas de longa data do Queen que não acham que as pessoas atraídas pelo hype do filme são fãs de verdade.
Uma pesquisa superficial no Twitter revela algumas pessoas reclamando sobre os ” novos ” fãs que descobriram recentemente a Banda. Os novatos podem ser ridicularizados.
Eu acho isso meio ridículo, mas eu ouço muito, diz Alex. Um dos meus amigos, ele é grande conhecedor do AC/DC e coisas assim, então se você é como – ‘ Oh, eu gosto deles também e acabei de começar à ouvi-los ‘ – ele diria – ‘ Ah, mas você está apenas ouvindo porque eles são populares. Eu os ouço desde que nasci. ‘
Embora os adolescentes possam desconfiar dos fãs de bom tempo, os fãs mais velhos geralmente ficam empolgados em compartilhar seu entusiasmo com uma geração mais jovem.
O que diz Jacky Smith –
Jacky Smith, que dirige o Queen Fan Club desde 1982, relata que viu um aumento no número de novos membros desde que o filme estreou, incluindo um aumento de fãs adolescentes e mais jovens que acabaram de descobrir o grupo.
Ela considera a comunidade de fãs um lugar acolhedor e acha que os die hards geralmente estão dispostos à compartilhar seus conhecimentos.
Às vezes temos que mencionar aos ‘ fãs mais velhos ‘ que nem todos são especialistas, escreve Smith quando perguntada sobre a divisão entre gerações.A música do Queen é nova para essas crianças – isso é algo emocionante !
É claro que um adolescente que descobre a música do Queen em 2019 enfrenta um ambiente de mídia e um ecossistema de fãs incrivelmente diferente do que um adolescente que pegou um Álbum em uma loja de discos na década de 1970.
Além do fácil acesso às plataformas de streaming, a Universal Music Group anunciou que a música Bohemian Rhapsody foi a faixa mais transmitida do século 20 com mais de 1,6 bilhão de streams globais.
O que a Banda acha disso ?
Quando perguntado à Roger Taylor sobre o assunto, ele disse –
É um fenômeno, é ótimo. Acho fantástico ter um novo público para nós. Somos uma Banda antiga e tivemos ótimos momentos nos anos 70, 80 e 90.
Mas pensar agora, 50 anos depois, muitos jovens realmente descobrindo nossa música pela primeira vez, é fantástico, me dá uma sensação muito boa.Eu pessoalmente acho que o que os atrai é que é boa música, tem qualidade. E acho que a musicalidade é boa, acho que o canto é bom e a composição é boa. Pode não ser a xícara de chá de todos, não somos o estilo favorito de todos.
Mas algumas das músicas têm uma sensação de hino, e acho que isso se traduz para as pessoas.
Acho que Freddie, de certa forma, nos uniu de onde quer que ele esteja, assim como fez com seu público.
Fonte – Thrillist