“A Recording Academy anunciou hoje os vencedores dos prêmios de Méritos Especiais, os homenageados do prêmio Lifetime Achievement foram QUEEN, Hal Blaine, Neil Diamond, Emmylou Harris, Louis Jordan, The Meters e Tina Turner. Bill Graham, Seymour Stein e John Williams foram os honrados com Trustees Award. Tony Agnello e Richard Factor foram os homenageados com Technical GRAMMY Award. Uma cerimônia de apresentação de premiação especial e um concerto celebrando os homenageados serão realizados no verão deste ano.
“Os destinatários dos Prémios de Méritos Especiais deste ano são um prestigiado grupo de criadores diversos e influentes que criaram ou contribuíram para algumas das gravações mais distintivas na história da música”, disse Neil Portnow, presidente e CEO da Recording Academy. “Essas figuras excepcionalmente inspiradoras estão sendo honradas como artistas lendários, arquitetos criativos e visionários técnicos. Suas realizações notáveis e sua paixão por sua arte criaram um legado atemporal”.
O Lifetime Achievement Award celebra os artistas que fizeram contribuições notáveis de importância artística para o campo da gravação, enquanto o prêmio Trustees honra essas contribuições em áreas diferentes do desempenho. O Recording Academy’s National Board of Trustees determina os homenageados de ambos os prêmios. Os vencedores do Prêmio Técnico GRAMMY são votados pelos Comitês de Assessoria de Produtores e Engenheiros da Academia Wing® e pelos Comitês do Capítulo e são ratificados pelos Curadores da Academia. O prêmio é apresentado a pessoas físicas e jurídicas que contribuíram com significância técnica excepcional para o setor de gravação.
Queen
Em uma carreira que abrange mais de 40 anos, o Queen acumulou uma incrível lista de indústrias de vendas, prêmios e fúnebres que são inigualáveis. Sua impressionante série de álbuns n. º 1 e singles de topo colocaram o Queen no Top 10 de todas as vendas do iTunes. A banda recebeu vários Prêmios Ivor Novello, um Prêmio MTV Global Icon Award e duas gravações consagradas no GRAMMY Hall of Fame® – “Bohemeian Rhapsody” e “We Will Rock You” / “We Are The Champions”, que também são populares músicas em eventos esportivos e arenas em todo o mundo. Recentemente, o Queen tornou-se o primeiro artista a vender mais de 6 milhões de cópias de um álbum no Reino Unido com seu álbum Greatest Hits. Mesmo com a trágica perda de seu líder exclusivo Freddie Mercury, o Queen continua a ser uma das bandas mais reverenciadas da história do rock e do pop, capaz de reivindicar um dos mais duradouros catálogos de canções de todos os tempos. Com suas músicas esterlinas, musicalidade virtuosa e espetáculo colossal de suas performances ao vivo, John Deacon, Brian May, Mercury e Roger Taylor capturaram corações e cartas conquistadas como nenhuma outra banda da história, um legado que continua a viver através do trabalho em curso e as performances de concertos realizados por May e Taylor, atualmente se juntaram para apresentações de concertos com o extraordinário vocalista americano Adam Lambert.”
Traduzido do site Queen Online.