MISFIRE
(10° música do 3º álbum)
– Em 1977, John Deacon, entrevistado por Bob Harris, apresentador da transmissão da BBC 2 The Old Grey Whistle Test” que estava fazendo um documentário sobre o Queen na época, confessa que levou vários anos para se sentir realmente integrado à banda.
– Sua lendária posição de palco, calma e isolada, faz dele o baixista discreto do Queen. Mas a história mostrará que ele era muito mais do que um músico passivo com intervenções anedóticas.
– Quando ele propõe Misfire a Roger Taylor e Freddie Mercury, ambos concordaram que seu projeto chegaria ao fim com sucesso, já que é o funcionamento que foi estabelecido entre os membros do Queen.
– Embora Deacon seja discreto no palco e taciturno em entrevistas, a letra que ele propõe em Misfire está cheia de malícia.
– Embora pareça uma melodia folk inocente, uma segunda leitura fornece uma boa quantidade de informações suculentas. A música é realmente provocativa, quase licenciosa, revelando suas insinuações em cada linha.
– É implicitamente sobre uma mulher (ou um homem) pedindo a seu amante para não errar o tiro e “apontar bem“. Quatro frases são suficientes para entender o significado que o baixista quis dar à música:
Your gun is loaded/And pointing my way/
There’s only one bullet/So don’t delay
(Sua arma está carregada/E apontada na minha direção/
Há apenas uma bala/Então não demore)
– Para um primeiro tema, John soube compor uma letra que Freddie, sempre amigo da ironia e das piadas obscenas, fica feliz em cantar. Ele reapareceria mais sensato no ano seguinte, casado e pai de família, quando assinou seu primeiro sucesso para o Queen, o delicado You’re My Best Friend.
– Com Brian May convalescendo, John Deacon toca a maioria das guitarras da música, mas nunca chega perto do microfone, repetindo para quem quiser ouvir que ele é um péssimo cantor:
Não consigo cantar nenhuma nota, declararia mais tarde.
– Ele dificilmente se atreve a cantar alguns backing vocals nos concertos, escondido atrás da sua Fender Precision.
– Curiosidade: Durante as sessões de áudio, e antes da letra final, o título de trabalho da música era… Banana Blues!
– Cover: A cantora estadunidense Neko Case publica uma versão incrível deste tema em 1997 em seu álbum The Virginian, acompanhado por um ritmo de caixa muito country, o que lhe confere uma autêntica cor americana.
O discreto mas talentoso John Deacon e sua Fender Precision, no palco do New Theatre em Oxford,
em 18 de novembro de 1974.
Vídeo oficial de Misfire
Neko Case cantando Misfire:
Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc
Tradução: Helenita dos Santos Melo