Bohemian Rhapsody – Por Helenita dos Santos Melo

BOHEMIAN RHAPSODY

(11ª música do 4º álbum)

 

– Em julho de 1975, o grupo se isola em uma propriedade em Herefordshire, nos limites do País de Gales, para compor seu novo álbum.

– O lugar, propício à inspiração, é administrado por Joan e sua filha Tiffany. Esta última, agora uma escritora de sucesso, inspira-se em suas memórias para escrever o romance Diamond Star Halo, publicado em 2010.

– Durante a promoção de seu livro, ela cita algumas anedotas daquele verão de 1975. Freddie levantava-se cedo, muito mais cedo do que os outros, e Joan, que preparava o café para os músicos, gostava de ver a estrela cantarolando algumas melodias ao piano.

– Tiffany Murray conta o dia em que o cantor toca as primeiras notas de sua futura obra-prima para sua mãe e pede sua opinião. Ela é fantástica!, exclama sua anfitriã. É um pouco longa, responde Freddie.

– Roy Thomas Baker relembra o dia em que Freddie o recebeu em sua casa:

 

Uma noite, quando eu estava jantando com ele em seu apartamento em Kensington, ele se sentou ao piano e me disse: ‘Gostaria de tocar uma música que estou trabalhando.’ Ele toca a primeira parte e comenta: ‘Essa é a parte cantada com acordes de piano’. Ele avança pela música e pára, declarando: ‘Aqui começa a parte da ópera!

 

– Algumas das palavras do radialista amigo da banda, Kenny Everett:

Freddie disse-me que ‘Bohemian Rhapsody’ é uma sequência de disparates sem pé e nem cabeça, e que por acaso rimam!

 – Quando BoRap chega ao primeiro lugar nas paradas britânicas em 25 de novembro de 1975, rouba o estrelato de outro sucesso: You Sexy Thing, do Hot Chocolate.

– Uma noite, quando o Queen vai ao show do Hot Chocolate, seu cantor, Errol Brown, cumprimenta Freddie e seus amigos com um amistoso:

Gangue de filhos da put@! Era minha única chance de conseguir o número 1 no Natal!

 – Roy Thomas Baker, que precisava de um tempo para entender até onde Freddie queria ir com Galileo e Mamma mia, costumava chamar a música de Freddie’s Thing (A coisa de Freddie), durante as sessões de gravação.

Estranha fotografia de Terry O’Neill, de 1976, não preservada para o single Bohemian Rhapsody.

 

Vídeo oficial de Bohemian Rhapsody

 

You Sexy Thing, com Hot Chocolate

 

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de  Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *