Somebody to Love
Data de lançamento: 12 de novembro de 1976
Melhor posição nas paradas: 2° lugar na parada britânica e 13° lugar na parada americana
Lado A: Somebody to Love
Lado B: White Queen
É o primeiro single do álbum A Day At The Races.
Somebody to Love é uma música composta por Freddie e foi inspirada na cantora americana Aretha Franklin a quem Freddie amava, como diz Brian:
“Ele amava Aretha Franklin”.
É a primeira incursão da banda no gospel, com Brian, Roger e Freddie formando um coro gospel. A música fala sobre solidão, tristeza, isolamento e amor.
Sobre o single, Roger Taylor diz:
Tem muito de Freddie nesta música. Nós tentamos manter a música solta, do tipo gospel. Acho que é a música mais solta que já fizemos.
Freddie considerava a música melhor do que Bohemian Rhapsody:
“Do meu ponto de vista, ‘Bohemian Rhapsody’: OK, grande sucesso. Mas eu acho que uma música como ‘Somebody To Love’ é, na minha opinião uma composição melhor, uma música melhor.”
O vídeo da música foi filmado no Wessex Sound Studios, e foi dirigido por Bruce Gowers, que Já havia trabalhado com a banda em Bohemian Rhapsody e You´re My Best Friend.
No vídeo, a banda foi filmada tocando e gravando os vocais, todos os quatro cantando em um só microfone. Foram adicionadas fotos do concerto do Hyde Park ocorrido em 18 de setembro.
No dia 20 de abril de 1992, no Tributo a Freddie Mercury, George Michael cantou uma versão de Somebody To Love, que fez muito sucesso ao redor do mundo e levou a música ao topo das paradas.
Fontes:
Livros:
Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo
Site: www.queenvault.com