A odontologia e a sua influência vocal – Por Sheila Pauka

. Os dentes à mais de Freddie Mercury realmente ajudaram sua voz ?

▪️ Logo no começo da cinebiografia Bohemian Rhapsody, um jovem Freddie explica à Roger e Brian o motivo de ter o lábio superior projetado para frente : Nasci com quatro dentes a mais. Isso aumenta o alcance da minha voz .

▪️Apesar da cena ser fictícia, Freddie, de fato, creditava aos incisivos extras parte do sucesso de uma das vozes mais admiradas da história da música e que, geração após geração, provoca arrepios toda vez que uma canção do Queen é tocada.

▪️A largura da boca — maior para abrigar os dentes a mais — de fato  pode  ter ajudado a potencializar a voz de Freddie, explicam 3 especialistas, além do controle respiratório.

▪️Cientificamente não há como comprovar que sua arcada dentária peculiar era de fato responsável, mas podemos fazer uma analogia com o violão, no qual as cordas vibram e a caixa reverbera. O tamanho da caixa do violão está intimamente ligado ao som que ele produz.

▪️Observando os dentes de Freddie, o cirurgião dentista Rogério Pavan, que há mais de 20 anos estuda e trata a arcada dentária em seus pacientes, afirma que as pessoas que tem a formação do queixo mais para trás, a face mais curta e a parte superior da boca muito à frente da inferior, podem atingir notas mais altas e uma voz mais grave. O queixo para trás favorece essa voz mais grossa.

  Dr Rogério Pavan

▪️Entretanto, as contra indicações são – dificuldade ao respirar ao longo dos anos – falta de apetite – insônia – ansiedade – dores estomacais … alguns desses sintomas Freddie apresentava.

➡️Para mim o que ficou claro neste caso foi a capacidade que ele teve de aplicar na vida a famosa frase : Quando a vida te dá um limão, faça uma limonada .

▪️Ao invés de se deprimir ou deixar que esse suposto defeito destruísse sua autoestima, ele encontrou uma maneira de reverter em benefício próprio.

▪️Não é só a voz que faz um cantor, mas a personalidade artística. É isso que faz dele excepcional.

 

Fontes –
Dra. Claudia Assis – Ortodontista
Dra. Claudia Pacheco – Fonoaudióloga
Dr. Rogério Pavan – Ortodontista
Odontologia Integrada – Correio Braziliense

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *