Esta entrevista foi concedida para o site italiano www.iconmagazine.it e fala também sobre o mais novo livro de Peter Hince – ‘Queen Uncovered: Unseen photographs and treasures from life with Queen’.
A entrevista está dividida em duas partes.
A segunda parte será publicada na sexta-feira.
Seu assistente pessoal, Peter Hince, revela Freddie Mercury, carismático no palco, tímido em particular. Apaixonado por tênis de mesa e Scrabble.
Peter Hince hoje
Freddie Mercury majestoso, descalço, usando coroa e manto real. Ou nos bastidores do Magic Tour de 1986, fotografado com o cachorro do produtor. Ou aqui estão eles, todos do Queen juntos, Freddie, Roger Taylor, Brian May e John Deacon, disfarçados de mulheres durante as filmagens do vídeo de I Want to Break Free. Depois de passar por Torino, Rimini e Roma, a exposição fotográfica Queen Unseeen | Peter Hince chegou a Milão, única cidade italiana que viu um show da banda londrina, em 1984, no San Siro Palasport próximo ao estádio, no mesmo ano em que o Queen foi convidado do Festival de Sanremo.
Freddie Mercury durante a passagem de som em Puebla, México 1981
A exposição fotográfica sobre Freddie Mercury e Queen programada em Milão, na Fundação Luciana Matalon (no Foro Buonaparte 67), de 8 de fevereiro a 21 de abril de 2024, Queen Unseeen | Peter Hince é uma viagem experiencial ao mundo do icônico grupo, no fio de imagens inéditas congeladas no tempo pela pessoa que realmente conheceu o Queen de perto, Peter Hince. Ele era um roadie, um daqueles técnicos que viajam com bandas em turnê. E quantas histórias ele viu e fotografou nas décadas de setenta e oitenta do rock britânico!
Retrato da banda em estúdio
Nascido em Hereford, Inglaterra, em 1955, Hince iniciou a sua aventura no mundo da música em 1973 seguindo… David Bowie! Foi nesse mesmo ano que, trabalhando para Mott The Hoople, conheceu uma banda pouco conhecida, Queen.
Peter Hince: «Esta foto foi tirada no meu estúdio em Londres em 1987. No final da tarde recebi um telefonema de Freddie: ele viria naquela noite porque queria tirar uma foto “divertida”. Você nunca poderia dizer não para Freddie. O vestido foi o que ela usou no encore final do Queen’s Magic Tour no verão anterior.”
Continuando a trabalhar com outros artistas, de Mick Ronson a Lou Reed, de Supertramp a George Benson, ele se juntou ao Queen em tempo integral em 1975, tornando-se lentamente chefe de sua equipe de estrada. Enquanto isso, ele cultivou uma paixão pela fotografia e capturou Freddie Mercury & companhia, durante as gravações ou nos ensaios da turnê ou nos bastidores.
Uma imagem dos bastidores durante a gravação do videoclipe da Radio Gaga, Londres 1983
Embora nunca tenha sido nomeado fotógrafo oficial do Queen, a partir de sua posição privilegiada e de confiança capturou momentos íntimos ou especiais dos quatro rapazes destinados a marcar a história do rock. Após a última turnê do Queen em 1986, Hince teve uma carreira próspera como fotógrafo publicitário.
A exposição Queen Unseen | Peter Hince é composto por mais de 100 fotografias do road manager e assistente pessoal de Freddie Mercury e por mais de uma centena de relíquias, recordações, objetos e vários documentos originais provenientes, em parte, da coleção pessoal de Niccolò Chimenti, um dos maiores colecionadores europeus do universo Queen: o pedestal do microfone usado por Freddie Mercury em seu último show, uma guitarra autografada por Brian May, o figurino usado no videoclipe da Radio Gaga, as baquetas de Roger Taylor…
Peter Hince diz: Roger Taylor sempre quis experimentar novas ideias, brincar com objetos e se divertir. O adesivo “DRUMS” em sua testa foi um dos muitos usados para identificar o equipamento junto com as caixas de voo coloridas.
Continua…..
Nota: Todas as fotos são de autoria de Peter Hince
Fonte: www.iconmagazine.it