Entrevista de Brian à Guitar World em Março de 2021.
– A canção Bohemian Rhapsody estava evoluindo há um tempo. Era muito o produto da testa febril de Freddie. Sabíamos que era algo muito especial. Foi gravada em pedaços, como acho que todos sabem.
– Freddie colocou um vocal guia, e então começamos à fazer todas as harmonias vocais com várias faixas.
– E em algum lugar durante esse processo, conversamos sobre onde haveria um solo de guitarra, e essa parte Freddie não havia mapeado.
– Ele disse que queria um solo lá, e eu disse que gostaria de efetivamente cantar um verso na guitarra. Eu gostaria de levá-lo para outro lugar. Eu injetaria uma melodia diferente.
– Eu podia ouvir algo na minha cabeça naquele ponto – muito antes de entrar lá e tocar, e não tinha ideia de onde ela vinha. Essa melodia não está em nenhum outro lugar da música.
– E, claro, o trabalho do solo de guitarra é trazer aquela voz extra, o que todos agora chamam de seção operística . Você sabe que está em algo muito diferente.
– E não existiram muitas tomadas. Saiu muito facilmente. Era uma daquelas ocasiões em que você faz algumas tomadas e depois volta e escuta a primeira, e a primeira é quase exatamente o que você quer. Você só precisa aparar um pouco e polir.
– E a cena em Bohemian Rhapsody é muito similar ao que aconteceu, na verdade. Freddie amou, mas sempre queria ajeitar um pouco mais, sugerindo idéias rápidas.
– Fizemos isso ao vivo no estúdio.
Nota –
– Em Janeiro de 2021, o solo de guitarra de Bohemian Rhapsody de Brian May foi eleito o melhor de todos os tempos pelos leitores da Total Guitar.
– Brian venceu nomes como Eruption do Van Halen, Jimmy Page do Led Zeppelin, em Stairway to Heaven e Joe Walsh dos Eagles, no Hotel California.
Fonte – http://rockandrollgarage.combria
Informação para os músicos do grupo –
Em que tom está o solo de Bohemian Rhapsody ?
– Mib maior ( Eb )
– O solo é baseado na tonalidade Mib maior e usa uma combinação da escala pentatônica Mib maior, bem como a escala diatônica Mib maior.