Spread Your Wings – Por Helenita dos Santos Melo

SPREAD YOUR WINGS

(5ª música do 6º álbum)

 

– A honra de aparecer como segundo single do álbum News Of The World caberia a uma das duas músicas compostas por John.

– No entanto, Spread Your Wings, lançada em 10 de fevereiro de 1978, não teve muito sucesso no Reino Unido, chegando ao 34º lugar nas paradas.

– Porém, é uma das músicas do Queen mais apreciadas pelos seus fãs, graças, sobretudo, aos seus refrões com uma imparável melodia pop.

– A letra é emotiva e compartilha o aspecto melancólico do título.

– Conta a história de Sammy, cujo trabalho é limpar o chão do Emerald Bar enquanto ouve os aborrecimentos do seu empregador:

You are always dreaming/You’ve got no real ambition/You won’t get very far

Você está sempre sonhando / Você não tem ambições reais /Você não vai muito longe

 

– Deacon, geralmente discreto, se pronuncia sobre seu tema em 1978:

A música está relacionada a algumas experiências vividas nos últimos anos. Prefiro não entrar em detalhes, porque não gosto de explicar minhas músicas. Acho que as pessoas deveriam formar sua própria opinião. Nem sempre é fácil… Vou explicar. Algumas coisas não são divertidas e você tem que conviver com elas. Claro que é maravilhoso ter dinheiro, mas pessoalmente não sinto necessidade de ser muito rico. Não quero voltar à pobreza, como aconteceu com muitos músicos talentosos. Eu só quero economizar para o futuro.

 

-Freddie interpreta com perfeição a música de John, apoiando seu objetivo graças aos seus irresistíveis jogos de voz, dentre eles, o ataque na segunda estrofe, embora também aos 1:42 tenha chegado ao ápice.

Spread Your Wings é a primeira música da banda em um single que não inclui refrão, provando, mais uma vez, que o Queen optou pela sobriedade e eficiência para suas novas composições. O tema é um dos poucos do grupo que durante a década de 1970 termina em dissolução e não de forma limpa e precisa.

– O clipe foi filmado no mesmo dia que o clipe de We Will Rock You na propriedade de Roger Taylor, em Surrey.

– Naquele mesmo dia gelado de janeiro de 1978 também aconteceu a assinatura do fim do contrato entre o Queen e seu empresário John Reid.

 

Sempre que gravar um vídeo pode colocar em risco sua Red Special (neste caso, o clima),

Brian May usa uma guitarra substituta. Aqui, sua réplica feita pelo luthier John Birch.

 

Vídeo oficial de Spread Your Wings

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *