A canção da Olimpíada realizada na parte francesa do Canadá foi “Bienvenue à Montréal”, na voz do cantor de Quebec René Simard, que na época tinha apenas 15 anos de idade.MOSCOU 1980
Acompanhando o popular ursinho Misha estavam “Stadium of my Dreams” de Muslim Magomayev.LOS ANGELES 1984
Após 52 anos os Jogos Olímpicos voltaram aos Estados Unidos e à terra do cinema. Os americanos encomendaram a música oficial aos maestro John Williams, que compôs “Olympic Fanfarre and Theme”. O brasileiro Sérgio Mendes também compôs uma música especial para o evento: “Olympia”.
SEUL 1988
A diva americana Whitney Houston, que faleceu este ano, interpretou “One Moment in Time” que é erroneamente creditada como a canção de Seul 1988. O tema oficial é “Hand in Hand”, composta por Giovanni Giorgio Moroder e Tom Whitlock e interpretada pelo grupo Koreana. Apesar de ter feito sucesso em diversos países, acabou suplantada pela canção de Whitney, que a interpretou na cerimônia de abertura.
BARCELONA 1992
Os Jogos de 1992 na Espanha contaram com duas músicas que se tornaram hits: Freddie Mercury compôs e dividiu o vocal com Montserrat Caballé em “Barcelona”. A morte do cantor alguns meses antes das Olimpíadas impediu que o dueto cantasse na cerimônia de abertura. A outra canção foi “Amigos para Siempre”, composta por Jose Carreras e cantada por ele junto com Sarah Brightman na cerimônia de encerramento.
ATLANTA 1996
Celine Dion com “The Power of the Dream” e a cubana Gloria Estefan com “Reach” foram as vozes oficiais dos Jogos Olímpicos do Centenário em 1996 em Atlanta, Geórgia, EUA. Reach foi a canção oficial e interpretada na cerimônia de encerramento, enquanto Celine Dion acompanhada por David Foster e o Coral do Centenário finalizou a cerimônia de abertura. Assim como doze anos antes em Los Angeles, o maestro John William compôs um tema especialmente para Atlanta: Summon the Heroes.
SYDNEY 2000
A britânica Olivia Newton-John foi a voz dos Jogos Olímpicos do Novo Milênio, realizados no ano 2000 em Sydney, na Austrália. “Dare to Dream” foi interpretada na abertura em parceria com o cantor australiano John Farnham. Já “The Flame”, na voz de Tina Arena, antecedeu o acendimento da pira olímpica no Estádio Austrália.
ATENAS 2004
Depois de um atraso de oito anos, os Jogos Olímpicos voltaram para casa. Música grega para comemorar? Não. A islandesa Björk foi a interprete de “Oceania”, tema oficial de Atenas 2004.
PEQUIM 2008
Sarah Brightman retornou dezesseis anos depois após Barcelona 1992 para interpretar uma canção olímpica. Desta vez a parceria foi com o chinês Liu Huan em “You and Me”.
LONDRES 2012
Na terra de Paul McCartney, U2 e etc., a banda de indie rock Muse é quem foi escolhida pelo Comitê Organizador para gravar a canção oficial dos Jogos Olímpicos de 2012: Survival (Sobrevivência). Confira a letra.
Sobrevivência (Muse)
Resumindo…
…as canções oficiais dos Jogos Olímpicos de Verão
1976: Bienvenue à Montréal (René Simard)
1980: Stadium of my Dreams
1984: Olympic Fanfarre and Theme (John Williams)
1988: Hand in Hand (Koreana)
1992: Barcelona (Freddie Mercury e Montserrat Caballé)
1996: Reach (Gloria Estefan)
2000: Dare to Dream (Olivia Newton-John e John Farnham)
2004: Oceania (Björk)
2008: You and Me (Sarah Brightman e Liu Huan)
2012: Survival (Muse)
JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO E DA JUVENTUDE
Os Jogos Olímpicos de Inverno e os recém criados Jogos Olímpicos da Juventude também possuem canções criadas especialmente para eles.
Jogos Olímpicos de Inverno
1980: Give It All You Got (Chuck Mangione)
1988: Can You Feel It (David Foster)
1994: Fire in your heart (Sissel e Plácido Domingo)
1998: When Children Rule the World (Andrew Lloid Weber)
2002: Call of the Champions (John Williams)
2006: Because We Believe (Andrea Bocelli)
2010: One Dream (Sarah McLachlam)
Jogos Olímpios da Juventude
2010: Everyone (Jessica Mauboy, Steve Appleton, Jody WIlliams, Tabitha Nauser & Sean Kingston)
2012: This is your Time (EMA)