Quer conhecer o homem que fotografou o bebê Farrokh Bulsara ?
Freddie Mercury nasceu numa quinta-feira, como um bebê muito saudável, pesando quase 4 quilos.
Ele se chamava Farrokh, que significa ‘ alegre e feliz ‘ em persa e era um nome moderno na época – disse sua mãe Jer.
Ele parecia destinado aos olhos do público praticamente desde o nascimento, depois que sua foto de bebê venceu o concurso Bebê do Ano em 03 de março de 1947, em Stone Town, cidade natal de Freddie.
Esta é uma foto tirada do bebê Farrokh, sorrindo, triunfante, com 5 meses de idade no Capital Art Studio, estúdio local, onde ainda é exibida com mais algumas fotos, para as pessoas verem. O pai do atual proprietário fotografou Farrokh, assim como ele documentou o resto da comunidade Parsi da Ilha, um grupo então bastante maior.
Após a morte de Freddie, a Sra. Jer Bulsara doou a gravura original para arrecadar dinheiro para o Mercury Phoenix Trust.
Ela disse – Freddie fez mais pelo mundo em sua curta vida do que muitas pessoas poderiam fazer em 100 anos
Fonte – capitalartstudio.com
História da fotografia em Stone Town, Zanzibar, Capital Art Studio copyright R.T.
Ranchid T. Oza, o proprietário original da Capital Art Studio, começou a trabalhar como fotógrafo em Zanzibar em 1925. Trabalhou durante cinco anos na empresa Gomes and Sons como assistente fotográfico.
Em 1930 abriu o seu próprio negócio, o Capital Art Studio mesmo ao lado do então famoso DeLord Photography Studio.
O Sultão Khalifa, interessado em arte, notou suas fotografias. Foi o início de uma convivência que duraria mais de 30 anos.
Oza tornou-se fotógrafo real semi-oficial e continuou a fotografar imagens impressionantes.
Quando jovem, o filho Rohit Oza aprendeu fotografia com seu pai, Ranchid Oza. Rohit, agora com 62 anos, ainda segue os passos do pai, e ainda dirige o estúdio fotográfico.
Juntamente com as fotografias do seu pai, Rohit expõe hoje as suas próprias fotografias do mesmo local, tal como possui um tesouro de retratos novos e antigos da ilha da África Oriental.
Ele documenta a vida cotidiana em Zanzibar hoje e, junto com o trabalho de seu pai, é uma espécie de arquivo histórico. O pai de Rohit fotografou a vida em uma Zanzibar completamente diferente, no início dos anos 1900, quando a ilha ainda era um protetorado britânico e uma monarquia constitucional.
Ranchid Oza continuou a documentar a vida pública e privada na ilha até sua morte em 1983.
Hoje, Rohit Oza assume uma infinidade de tarefas, desde fotos de casamento e passaporte, até eventos públicos. Por exemplo, ele fotografou a Rainha Margarida e o Príncipe Henrique da Dinamarca, durante sua visita à Zanzibar em 2008.
Endereço Capital Art Studio:
Estúdio de Arte Capital, Zanzibar,
Tanzânia.
PO Caixa 3622.
Estrada Kenyatta