Esse post creio ser destinado mais às Bandas cover do Queen e aos grandes cantores solistas … E também para nos mostrar, mais uma vez, como Freddie tinha um poder vocal estupendo !
As canções do Queen são difíceis de cantar?
– A maioria das canções do Queen podem ser bem difíceis de cantar.
– As pessoas muitas vezes lutam com as canções de Rock.
– Músicas como Keep Yourself Alive, Stone Cold Crazy, Tie Your Mother Down, Now I Am Here, Fat Bottomed Girls e Ogre Battle.
– Não é que essas músicas tenham notas tão difíceis … elas giram em torno de G4-A4.
– O problema é que elas tem que ser cantadas com muita força, agressividade e atitude. – As pessoas usam muito a voz de cabeça que não soa muito poderosa ou agressiva. – Elas precisam ser cantadas em voz alta de peito.
– São músicas que se enquadram nesse critério, junto com Radio Gaga. Se você quiser cantar bem essas músicas, você precisa ter um som dinâmico.
– Sheer Heart Attack é um registro muito confortável, mas você precisa segurar todas as notas por um bom tempo, a música também requer muita atitude.
– Músicas como One Vision e Hammer to Fall são ainda mais difíceis, exigem atitude e é ainda maior que os outros exemplos, tem notas de D5 à G5.
– The Prophet’s Song é outra canção de Rock difícil de cantar, vai até C # 5. E músicas como Princes Of The Universe e Gimme The Prize são simplesmente insanas e difíceis de executar ao vivo.
– Outras músicas de Rock difíceis e corajosas são White Man, Modern Times Rock ’n’ Roll e The Great King Rat. É a mesma situação com A Kind Of Magic, Spread Your Wings, Death On Two Legs, See What A Fool I’ve Been.
– Innuendo é outra música muito difícil de cantar … uma coisa é atingir notas altas fazendo ahhhh ou ohhh ou usar gritos de Rock … é um desafio completamente diferente cantar muitas palavras ou um refrão inteiro em B4. Isso é parte do que torna essas canções difíceis de cantar.
– A belíssima My Meloncholy Blues é outra muito difícil de cantar tanto para homens quanto para mulheres. A maior parte da música tem um registro muito alto para uma voz masculina. É mais confortável para uma voz feminina, no entanto, a música também contém algumas notas baixas, o que pode ser difícil para algumas vozes femininas.
– Muitas vezes há algumas notas graves surpreendentes, em várias músicas, o que pode ser difícil para alguns tenores. Um bom exemplo é The Millionaire Waltz, ou The Golden Boy da carreira solo de Freddie. Essas músicas requerem uma faixa alta e boas notas graves também.
– Já I’m Going Slightly Mad é uma música muito fácil de cantar para alguém com uma voz mais baixa, mas pode ser impossível para alguém com uma voz mais alta.
– Under Pressure é outro exemplo interessante, é uma música muito difícil de cantar para uma só voz. A música nunca fica muito baixa, mas é complicado cantar as partes mais baixas com o mesmo peso e força de David Bowie, também é difícil, por outro lado se você está planejando acertar as notas que Freddie alcançou.
– Em apresentações ao vivo, Freddie costumava cantar a parte de David Bowie como barítono mais escura, enquanto Roger fazia algumas das partes de Freddie.
– Roger Taylor admitiu que Under Pressure é baixa demais para ele, ele pode cantar algumas notas baixas, mas é diferente fazê-lo de forma consistente. Basicamente, requer duas vozes diferentes com qualidades diferentes.
– I Want To Break Free é bastante difícil … na verdade, I Want To Break Free é uma música extremamente difícil. Adam Lambert é um tenor bastante alto, ele tem que abaixar essa música em dois semitons quando a toca ao vivo.
– Who Wants To Live Forever também foi apontada como uma das canções mais difíceis do Queen, assim como Breakthru.
– E como se não bastasse, a maioria das músicas do trabalho solo de Freddie é muito complicada.
– Barcelona é uma música muito difícil, assim como How Can I Go On, Guide Me Home, In My Defence e Mr Bad Guy. Essas músicas têm notas de voz de tórax e cabeça de C5 à F5.
– Another One Bites The Dust tem uma nota E5 de voz cheia de tórax muito difícil. O próprio Freddie evitou fazer esta nota ao vivo, porque obviamente é uma nota de cortar a garganta.
– Algumas músicas com muito falsete podem ser difíceis. Isso pode tornar muito difíceis canções como Cool Cat, You Take My Breath Away, Lily of The Valley e Brighton Rock.
– You Take My Breath Away pode ser especialmente difícil porque requer muitos cantos delicados com um tom muito soproso.
– E todas as músicas do tipo Vaudeville / music hall de Freddie, como Bring Back That Leroy Brown ou Seaside Rendezvous podem ser muito difíceis. Essas músicas requerem muitos tons, expressões e nuances diferentes em sua voz e a maioria delas está em um registro relativamente alto.
– Don’t Stop Me Now, Killer Queen e Too Much Love Will Kill You são muito desafiadoras.
– E praticamente todo o Álbum Hot Space, é bastante desafiador.
– É mais fácil se você procurar músicas mais fáceis do Queen para cantar – Crazy Little Thing Called Love é a música mais fácil … mas você tem que executá-la de uma forma do tipo Elvis / Rockabilly, caso contrário, não vai soar muito interessante, como era com nosso grande astro Freddie Mercury !
Veja nesse vídeo as notas mais altas sustentadas por Freddie Mercury
Fonte –
Lilani Van Deventer
Psicóloga musical e fonoaudióloga da University of South Africa.