O símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul vai participar do concerto, que recebeu o nome de 46664 ÁRTICO para lembrar seu número de prisioneiro, afirmou a fundação Nelson Mandela na sexta-feira. O show acontece em 11 de junho na cidade norueguesa de Tromsoe.
“O 46664 Ártico reconhece a luta contra a Aids como global”, disse Mandela num comunicado.
Mandela já participou de dois outros shows 46664 na África do Sul para arrecadar fundos para o combate à Aids, o que se tornou uma de suas principais missões desde que deixou o cargo de presidente da África do Sul.
A campanha 46664 já teve o apoio de várias estrelas da música e celebridades, como Bono, do U2, o ator Brad Pitt e o ex-presidente norte-americano Bill Clinton.
Os organizadores afirmaram que Mandela vai usar o show para mandar um recado aos países integrantes do Grupo dos Oito, que reúne as nações mais industrializadas do mundo, exortando-os a se esforçar mais no combate à Aids na África subsaariana. O G8 vai se reunir na Escócia em julho.
As atrações do concerto não haviam sido divulgadas. Mandela chegou a se aposentar oficialmente da vida pública no ano passado, mas vem mantendo uma agenda cheia, principalmente na luta contra a Aids, doença que atinge 25 milhões de pessoas na África.
(Por Andrew Quinn)
Fonte: ultimosegundo.IG.com.br