Sammy poderia ser John Deacon?

Spread Your Wings

Uma possível leitura de John Deacon

Abrir as asas – tornar-se mais independente e confiante. Tentar fazer coisas novas …

Sammy e John Deacon

Sammy was low – Sammy estava triste

Just watching the show – 

Over and over again

 

Apenas assistindo ao show

Repetidamente …

Sammy estava triste – Freddie canta na primeira linha de Spread Your Wings.

Spread Your Wings é uma música que conta a história de Sammy, um personagem que se sente preso em uma vida mundana e insatisfatória. A letra, escrita por John Deacon, transmite uma narrativa de luta pessoal e desejo de mudança. Sammy é retratado como alguém que foi derrotado pelas decepções da vida, mas ele abriga sonhos de algo mais.

O refrão da música, com seu poderoso comando para abra suas asas e voe para longe, serve como um hino para a autolibertação e a busca das aspirações de alguém.

Os versos da música pintam um quadro da insatisfação de Sammy com sua situação atual, trabalhando no bar Emerald e sendo instruído por seu chefe a abandonar suas noções maluca‘. As palavras do chefe refletem as pressões sociais para se conformar e a rejeição de sonhos individuais. No entanto, o refrão contrapõe isso com uma mensagem de empoderamento, incitando Sammy a assumir o controle de seu destino e afirmar sua liberdade. A frase repetida você é um homem livre reforça a ideia de que Sammy, e por extensão o ouvinte, tem o direito inerente de buscar realização pessoal.

Desde que ele era pequeno – Since he was small

Nunca teve sorte – Had no luck at all

Nada veio fácil para ele – Nothing came easy to him …

Este trecho poderia apontar diretamente para a infância de Deacky. Seu talento não era incontestável e brilhante, como Freddie, a música não foi seu amor à primeira vista, não foi sua vida (como sabemos agora, ele foi capaz de deixá-la, pelo menos apresentações públicas), e ele teve que trabalhar duro para atingir um bom nível.

E a constante voz crítica de algum chefe, que dizia explicitamente:

Agora escuta, garoto – Now listen, boy

Você está sempre sonhando – You’re always dreaming

Você não tem nenhuma ambição de verdade – You’ve got no real ambition

Você não vai chegar longe – You won’t get very far …

Também poderia ser a leitura dos seus próprios pensamentos, e preocupado onde seu amor pela música o levaria, qual preço a fama e o palco pediriam.

Quem sabe possa ser referida sobre a frieza dos Hotéis, chamadas de despertar cedo, passagens de som em grandes estádios e solidão?

Ele passa as noites sozinho em seu quarto de Hotel …

Mantendo seus pensamentos para si mesmo, ele iria embora em breve.

Desejando estar a quilômetros e quilômetros de distância.

Nada neste mundo, nada o faria ficar …

E em casa, esposa calorosa e dois filhos estão esperando por ele. Ele tinha dinheiro suficiente para viver o resto da vida, sem poupar, como quando era criança.

A música tem a ver com uma série de experiências pessoais dos últimos anos, prefiro não dizer em detalhes, porque não gosto de explicar músicas. As pessoas devem descobrir por si mesmas, eu acho, disse Deacon em Queen: All the Songs, The Story Behind Every Track.

Uma nota de 1973 (apenas 4 anos antes de Spread Your Wings ser lançada):

Tanto Nigel Bullen quanto sua esposa Ruth sentiam que já sabiam da importância do Queen para John, mas ficaram surpresos com sua intensidade incandescente. Antes que a noite terminasse, John Deacon estava falando sobre o plano de dez anos do Queen e entrando em grandes detalhes sobre futuras turnês mundiais.

‘ Sua personalidade é geralmente quieta e reservada, mas ele estava mais animado do que nunca o vi naquela noite ‘, disse Ruth Bullen. ‘ Ele passou horas falando sobre o Queen, tocando o Álbum constantemente. Tudo foi feito de forma tão inteligente, com detalhes tão microscópicos. Ele estava falando sobre outras Bandas e como elas foram roubadas financeiramente, e como tudo tinha que ser tão bem organizado desde o início. ‘

Por outro lado, todas as ambições da infância e juventude (Deacon tinha 26 anos no momento) já haviam sido alimentadas, ele está com o QUEEN, e o grupo – no topo do mundo, John foi reconhecido em pubs, pediu autógrafos (ele é tímido e bravo, mas concordou).

Ou essas são alusões sutis à um lugar onde John ainda tinha uma desvantagem, comparado ao resto do Queen?

Ele não sabe cantar …

Sim, claro, eu faço isso, é horrível, é como estar em uma cadeira de rodas de certa forma, porque você não consegue se expressar da maneira que gostaria. Se eu pudesse cantar, seria adorável. Não, é uma desvantagem, uma grande desvantagem, em termos de escrever músicas. Eu queria poder, mas não posso …

– John Deacon/Sammy.

Mas asas já se abriram mais do que nunca e outra criatura alada chamada Freddie Mercury tomou Deacky sob sua asa.

 

Fontes –

Letras Musicais

JOHN DEACON’ SHRINE

Fotos ilustrativas da Internet.

 

Versão alternativa

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *