Escolhendo um nome – Curiosidades por Sheila Pauka 

Escolhendo um nome – Curiosidades por Sheila Pauka

 

▪️Algumas teorias de nosso conhecimento, outras novas.

▪️Não há dúvida de que com o nome Freddie Mercury indicamos o único frontman mais importante da história do Rock.

▪️Freddie foi uma das figuras musicais mais célebres de todos os tempos, dotado de uma voz incrível e extraordinária e uma presença de palco inimitável.

▪️Qualquer pessoa que conhece Queen e aprecia Freddie conhece suas origens muito bem. Seu nome verdadeiro era Farrokh Bulsara e ele era de origem Parsi, ele nasceu em Zanzibar / Tanzânia em 05 de Setembro de 1946.

▪️Mas por que durante sua jornada musical ele escolheu mudar seu nome de Farrokh Bulsara para Freddie Mercury ?

▪️As hipóteses são muitas e só podemos tentar avaliar o que acreditamos ser a mais plausível.

 

? FREDDIE –

▪️Quanto ao primeiro nome, o frontman do Queen não o escolheu por acaso. Na verdade, era seu apelido desde os tempos de escola na Índia.

▪️Foram seus companheiros que o chamaram por esse nome, então também adotado por sua família.

 

? MERCURY –

▪️O sobrenome, por outro lado, tem outra história.

▪️Aqui existem várias teorias relativas à esta escolha:

 

01) DEUS MERCÚRIO –

 

▪️Antes de tudo, a referência à mitologia romana, e mais precisamente ao Deus Mercúrio ou Hermes, que na mitologia grega representava o mensageiro dos Deuses, protetor dos comerciantes, de discurso e eloquência, tudo se visto dessa perspectiva faria sentido, na verdade .

▪️Freddie cantou, escreveu canções e com isso deixou um recado para quem o escutou e soube divertir o público como ninguém, por isso a referência ao Deus Mercúrio pode ser mais do que plausível.

 

02) QUÍMICA –

▪️Outra teoria também poderia estar associada à química. Na verdade, Freddie poderia ter escolhido esse sobrenome para o Mercúrio – ele tem uma característica peculiar – na natureza o encontramos apenas no estado líquido e sua liquidez está em constante evolução, assim como antes Freddie toda a sua vida.

 

03) CULTURA PARSI –

▪️Outra hipótese: todos sabemos que Mercúrio é também o planeta que rege o signo zodiacal de Virgem a que pertencia, pelo que a escolha do sobrenome também pode ser por isso.

▪️Mas não só isso, pode também ter sido influenciada pela cultura parsi, onde Mercúrio, cujo nome é Tir, tem uma consideração muito importante.

▪️Para os zoroastrianos, Tir ou Mercúrio é a divindade mais próxima do Sol e o Sol para esta cultura é um símbolo de verdade e amor.

▪️É o símbolo das setas em suas roupas ( Tir).

 

04) MY FAIRY KING –

▪️Outra teoria sobre a escolha do sobrenome poderia estar ligada à Rainha Elizabeth I Tudor, também de Virgem e também nascida em Setembro, dois dias depois de Freddie – A Rainha – que então também fará parte da música My Fairy King.

▪️Esta é a música que pode ter inspirado Freddie Mercury (ou inspirou) à mudar seu sobrenome.

▪️A letra contém um verso com as palavras – Mãe Mercúrio, olhe o que eles fizeram comigo. Brian May disse que depois que a linha foi escrita, Freddie afirmou que estava cantando sobre sua mãe. Posteriormente, Freddie Bulsara assumiu o nome artístico de Freddie Mercury.

 

▪️Para mim, essa é a teoria mais plausível, difundida e afirmada.

 

05) PROJETO MERCURY EM ZANZIBAR –

▪️Em Outubro de 1.958, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) lançou o Projeto Mercury, com duração de cinco anos e um orçamento de US$ 400 milhões, com o objetivo de testar a viabilidade de viagens espaciais com humanos.

▪️A NASA construiu uma estação de rastreamento de satélites em Tunguu, em Zanzibar, à pouco menos de 16 quilômetros de distância da Cidade de Pedra ( Stone Town ), onde Freddie nasceu.

 

? Em conclusão, ninguém jamais saberá qual foi o motivo de sua mudança no nível de registro, acredito que isso, assim como qualquer outra coisa, permanecerá para sempre um mistério.

 

 

Fonte – Everything About Freddie Mercury.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *