1 – Sabia que seu nome de batismo era Farrokh Bulsara? O artista mudou de nome legalmente para Freddie Mercury por volta de 1970, quando a banda Queen se formou.
2 – Apesar de toda a desenvoltura que ele demonstrava no palco, Freddie Mercury era incrivelmente tímido e raramente dava entrevistas.
3 – Seus artistas favoritos eram Jimi Hendrix e Aretha Franklin, e Freddie Mercury era um ávido colecionador de selos.
4 – Dizem que certa vez Freddie Mercury ajudou a Princesa Diana se fantasiar de homem para quer ela pudesse sair para a balada com os integrantes do Queen sem ser reconhecida.
5 – Embora Freddie Mercury tenha sido eleito como um dos mais importantes britânicos em uma pesquisa realizada pela BBC — ele ficou na posição 59 de 100 —, o artista não nasceu no Reino Unido, mas em Zanzibar, no litoral da Tanzânia.
6 – Antes de se tornar uma estrela da música, Freddie Mercury trabalhou no Aeroporto de Heathrow, em Londres.
7 – Quando um repórter perguntou a ele sobre o significado da icônica música “Bohemian Rhapsody”, Freddie Mercury respondeu que a letra não tinha significado algum e não passava de uma porção de bobagens reunidas para fazer rima.
8 – Sabia que Kurt Cobain mencionou Freddie Mercury em sua carta de suicídio? Cobain teria escrito que admirava e invejava a habilidade de Mercury de se apresentar diante de seu público e aceitar todo o amor e adoração demonstrados pelos fãs.
9 – Freddie Mercury teve um longo relacionamento amoroso com uma moça chamada Mary Austin nos anos 70 — e foi ela que o artista deixou sua casa e boa parte de sua fortuna, além de torná-la beneficiária dos royalties de suas músicas.
10 – Mercury inclusive escreveu várias músicas sobre Mary — sendo a mais famosa delas “Love of my Life”.
11 – Falando em músicas, Freddie compôs a canção “Crazy Little Thing Called Love” enquanto relaxava na banheira de um hotel.
12 – Freddie Mercury iniciou um relacionamento sério com Jim Hutton em 1985, cinco anos antes de Hutton descobrir que era soropositivo.
13 – Hutton viveu com Mercury até a sua morte, em novembro de 1991, cuidou do artista até o final e estava ao seu lado quando Freddie faleceu.
14 – Mercury optou por não tornar a sua condição pública para proteger as pessoas mais próximas do assédio da imprensa, e só divulgou que tinha HIV por meio de uma nota no dia de sua morte. Os integrantes da banda e os amigos mais chegados sabiam o que artista tinha muito antes de ele falecer.
15 – Uma espécie de planta — com flores amarelas — foi batizada com um nome inspirado no de Freddie Mercury depois de sua morte. Um asteroide também foi nomeado em sua homenagem.
16 – Freddie Mercury e Michael Jackson tentaram trabalhar juntos, mas parece que a parceria acabou caindo por terra porque Jackson insistia em levar sua lhama de estimação para o estúdio de gravação.
17 – Mercury chegou a ter 10 gatos de uma vez e inclusive dedicou um álbum — “Mr. Bad Guy” — e uma música (“Delilah”) aos bichanos.
18 – Freddie Mercury não curtia muito o próprio sorriso, mas se recusou a usar aparelho ou fazer qualquer tratamento estético por medo de que os procedimentos alterassem sua voz.