A Kind Of Magic (Roger Taylor)
Data de lançamentos: 17 de março de 1986
Melhor posição nas paradas: 3° lugar na parada britânica. 42° lugar na parada americana
Lado A: A Kind Of Magic
Lado B: A Dozen Red Roses For My Darling (Roger Taylor)
– A Kind of Magic é a faixa-título do 12º álbum de estúdio do Queen e foi escrita por Roger.
– Brian a descreveu como sendo bastante lúgubre e pesada. E complementa dizendo que Freddie a reestruturou totalmente para torná-lo um tipo de coisa comercialmente acessível, colocando esse tipo de coisa [baixo] e fazendo pequenos mantras com isso.”
-Roger comenta: “Originalmente, era muito mais fílmico; na verdade, foi usado no final do filme [Highlander] com os créditos finais, e era muito menos orientado a ‘salto’, tinha um ritmo muito mais quebrado e era uma espécie de conceito maior. Nós então retrabalhamos, e eu sei que Freddie se interessou pela música; e nós a retrabalhamos em um single, na verdade.”
– A letra fala das maravilhas da humanidade e se encaixa com perfeição ao tema do filme Highlander – mortalidade e existência – e lembra um pouco One Vision, também escrita por Roger.
– Sobre a música, Roger comenta: … a música é uma linha real do filme, e foi daí que a música veio. É apenas sobre um imortal, eu suponho: ‘Essa raiva que dura mil anos, em breve irá embora’ e tudo isso. Ela foi escrita para o filme e se tornou muito popular no palco, e eu lembro que quando a tocamos na turnê de 1986, ela caiu incrivelmente bem.
– Freddie, sentindo uma ótima música enterrada dentro de uma boa ideia, assumiu o controle da música, emprestando uma variação da linha de baixo de ‘Keep Passing The Open Windows’ e acelerando o ritmo, transformando a música em um single pop e amigável para as paradas.
– O vídeo da música foi filmado no Playhouse Theatre. (Naquela época, estava praticamente abandonado, não estava em uso, e acho que havia um ponto de interrogação sobre seu futuro”, comentou Brian em 2003, então era um momento perfeito para entrarmos e fazer com que pareça ainda mais abandonado.) por Russell Mulcahy (o mesmo do filme “Highlander, o guerreiro imortal”).em março de 1986.
– O teatro estava abandonado e depois do lançamento do vídeo, foi restaurado e se tornou um espaço cultural para a cidade de Londres.
– O vídeo mostra May, Taylor e Deacon disfarçados de mendigos. Então Mercury aparece como um mágico que os transforma em estrelas de rock. Foi o primeiro vídeo do mundo a ser lançado como um VHS-single.
Todos nós pensamos que era uma boa ideia para Freddie ser um mago e para nós sermos os caras que ele transforma de vagabundos em estrelas do rock glamourosas, explicou Brian em 2003.
– A música foi tocada ao vivo apenas para a turnê Magic. Colocado entre o primeiro medley e ‘Under Pressure’, ‘A Kind Of Magic’ seria regularmente estendido bem além da marca normal de quatro minutos, permitindo muita improvisação instrumental que faltava na maioria dos outros números, antes de terminar de uma forma tipicamente grande.
Vídeo de A Kind Of Magic
Trailer do filme Highlander
Fontes:
Livros: Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
Queen: Complete Works – Georg Purvis
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo
Sites:
www.queenpedia.com
www.queenvault.com