Jean-Michel Jarre e o seu convidado especial, Sir Brian May, inauguraram a sétima edição do Festival STARMUS com o espetacular concerto Bridge from the Future, em Bratislava, capital da Eslováquia, no dia 12 de maio. Tendo como cenário a icônica Ponte SNP e o edifício Aupark Tower, Jarre, pioneiro da música eletrônica e eventos ao ar livre de grande escala, apresentou uma instalação futurística com iluminação arquitetônica sincronizada, lasers, balé com 400 drones (inédito em concertos do Jarre) e fogos de artifício.
Vamos celebrar a nossa casa, aquele pontinho azul no espaço, disse Jean-Michel Jarre ao cumprimentar as 100.000 pessoas que assistiram ao concerto, convidando-as para uma viagem à Ponte do Futuro, como soou o título de seu concerto. A multidão foi calculada com base em fotografias aéreas tiradas por questões de segurança e incluiu as pessoas que estavam no castelo, em ambas as margens do Rio Danúbio e, claro, as pessoas que estavam na estrada da cidade. A área dentro da cerca acomodou 45.000 pessoas.
O cenário gigante composto por duas torres de 35 metros de altura, o mais alto já construído na Eslováquia, tornou-se palco para um concerto de duas horas que entrou para a história do país. Jean-Michel Jarre estava acompanhado por Claude Samard Polikar (bateria, percussão eletrônica, teclados, sintetizadores e vocal) e pela Adiescar Chase (violino elétrico, guitarras, teclados, didjeridu e vocal), que também colaborou com Jarre no remix da faixa Synthy Sisters, do álbum Oxymore, lançado em 2022.
Pela primeira vez, drones luminosos foram usados em um concerto de Jean-Michel Jarre|Foto: Ali Alsawaf
Durante a tarde, enquanto o público ia chegando vindo de todas as partes da cidade, uma nova composição intitulada Blue Dot in Space era executada nos auto-falantes. A música foi composta especialmente por Jean-Michel Jarre para este evento, onde sons reais das estrelas foram entrelaçados na paisagem sonora. Assim, o público foi convidado a considerar a nossa posição na Terra dentro do cosmos, e o futuro do nosso planeta natal, refletindo o tema da edição deste ano do festival.
O concerto, que incluiu 19 músicas de sua carreira, também contou com um novo arranjo da New World Symphony do compositor tcheco Antonín Dvořák, marcando uma colaboração histórica entre Jarre e Brian May, incorporando elementos da cultura eslovaca. Rendez-Vous 2 recebeu o título de Rendez-Vous Bratislava com a participação de trombonistas da Orquestra Filarmônica Eslovaca, do Coral Filarmônico Eslovaco e de Brian May, que finalizou a música junto com uma espetacular queima de fogos.
Outros destaques da noite, foram a eufórica Glory, onde o público também cantou junto, e o bis, em que finalmente apareceu a famosa harpa laser. Jarre renomeou a música The Time Machine para Bratislava Time, com Brian May retornando ao palco para um final de noite apoteótico. Oxygene 8 foi tocada nos ensaios, mas foi retirada do tracklist em um curto espaço de tempo, por isso ainda estava listada nos créditos finais da transmissão ao vivo.
A ambiciosa produção, meticulosamente desenhada pelo próprio Jarre, envolveu uma equipe de mais de 100 pessoas. A instalação incluiu centenas de quilômetros de cabos, 21 telas de LED, 150 projetores e mais de 170 toneladas de equipamentos. Preocupada com sua responsabilidade ambiental, a produção do show se comprometeu com esforços de preservação florestal para compensar sua pegada de carbono.
Os fogos de artifício encantaram o púbico presente|Foto: Ali Alsawaf
Os organizadores, incluindo a Produtora “Vivien”, foram bastante elogiados pelo bom desenrolar de um grande evento de massas, como há muito tempo não se via na cidade. Os produtores pensaram até nas pessoas que decidiram assistir ao concerto de um mirante do Castelo de Bratislava. Apesar da grande distância e do palco estar posicionado no sentido oposto, elas também puderam desfrutar dos efeitos de luzes, fogos de artifício e dos drones luminosos, graças aos alto-falantes que foram colocados no castelo. Quem estava na praça “Hlavné námestie” também acompanhou o concerto através de um telão.
O concerto em Bratislava representou o culminar da visão artística de Jarre, meticulosamente aperfeiçoada desde que foi o pioneiro no conceito de eventos ao ar livre em grande escala, abrangendo cidades inteiras. Com este espetáculo em Bratislava, ele continua a superar-se, mostrando como aproveita habilmente a mais recente tecnologia para ultrapassar os limites da performance e do entretenimento ao vivo. Este evento não só simboliza o espírito inovador de Jarre, mas também sublinha a ligação inseparável entre ciência, tecnologia e arte, um princípio fundamental do Festival STARMUS.
O show foi transmitido ao vivo no canal oficial de Jean-Michel Jarre no YouTube e televisionado para algumas emissoras de TV, como a rede de TV nacional eslovaca RTVS, a Nitro TV da Alemanha e a TV5 Monde Europe (que transmitiu também para o Brasil, às 23 horas do mesmo dia).
TRACKLIST:
THE OPENING
EPICA + OXYGENE 4
OXYGENE 2
WEB SPINNER
EQUINOXE 4
EQUINOXE 7
FALLING DOWN
INDUSTRIAL REVOLUTION 2
THE ARCHITECT
ZERO GRAVITY (remix)
RENDEZ-VOUS BRATISLAVA (Rendez-Vous 2)
NEW WORLD SYMPHONY
BRIAN MAY SOLO
AZIMUTH
EXIT
HERBALIZER
OXYGENE 19
GLORY
RENDEZ-VOUS 4
STARDUST
BRATISLAVA TIME (The Time Machine)
Acesse o site abaixo e veja as maravilhosas fotos do Evento.
Fonte: http://www.jarrefan.com.br/
O show atraiu muita atenção, ainda está online no youtube do Jarre para assistir, e existe fortes indícios que será lançado em DVD / BluRay em breve. Fique ligado no nosso site Jarrefan-BR para maiores detalhes.