Admirações Mútuas – Brian May e Jimmy Page

A amizade e admiração entre Brian May e Jimmy Page.

 

Brian admira Page desde que eles estudaram na mesma escola …

Poucos guitarristas exerceram tanta influência no Rock ‘N’ Roll quanto Brian May, do Queen, e Jimmy Page, do Led Zeppelin.

De acordo com a AllMusic, Page começou na indústria musical como guitarrista de estúdio no início dos anos 60, tocando para grandes Bandas britânicas como Who, Kinks, Rolling Stones e muito mais.

Embora seu tempo com os Yardbirds e os New Yardbirds não tenha durado muito, demorou pouco para que ele conhecesse o vocalista Robert Plant, o baixista John Paul Jones e o baterista John Bonham para formar o Led Zeppelin.

  Jimmy Page

 

Eles logo se tornariam uma das maiores Bandas de rock dos anos 70, com faixas icônicas como Immigrant Song, Black Dog, Kashmir, Whole Lotta Love e, claro, a imortal Stairway to Heaven.

 

 

▪️Uma admiração para toda a vida …

Considerando que tanto o Led Zeppelin quanto o Queen vieram da Inglaterra, você pensaria que haveria alguma rivalidade entre as Bandas. No entanto, esse não é o caso, pelo menos de acordo com Brian, que não esconde sua admiração por Jimmy Page.

Ele disse à Guitar World:

Para mim, ele é um mestre da invenção, é o que eu diria. E ele é uma força muito grande na definição do que o rock pesado se tornou quando estava nascendo. Eu nunca me canso de ouvir aqueles Álbuns do Zeppelin, e nunca me cansarei. 

 

No entanto, não foi apenas o sucesso inicial do Led Zeppelin que fez de May um fã de Page. Seu respeito pelo guitarrista remonta a quando eles eram crianças na escola juntos.

 

Em entrevista à Guitar World, Brian descreveu seus anos de formação e seu tempo conhecendo Page:

Ele é quase da minha geração, mas um pouco mais velho, e nós fomos para a mesma escola primária, embora ele fosse, eu acho, dois ou três anos mais velho que eu — e isso é muito quando você é pequeno. Então eu sempre o admirei, eu tenho que dizer, porque ele é meio que um garoto local para mim.

Embora possa ser um pouco forçado afirmar que não haveria Queen sem Jimmy Page, é difícil não imaginar que caminho Brian teria tomado se não tivesse o guitarrista do Led Zeppelin para admirar.

 

▪️Uma verdadeira amizade Rock ‘N’ Roll …

Considerando que Jimmy Page é amplamente considerado um dos maiores guitarristas de rock, não é de se admirar que ele tenha continuado a exercer uma influência tão motivadora sobre Brian bem depois que eles saíram da escola e entraram na idade adulta.

De acordo com a Far Out Magazine, May disse à BBC Radio 2 em uma entrevista de 2019:

O Led fez cinco shows no Lyceum Ballroom em Londres em Outubro de 1969 …

Ver o Zeppelin, para nós, foi uma espécie de tortura requintada porque eles eram o que queríamos ser …

 

Eles se encontraram inúmeras vezes ao longo dos anos em circunstâncias muitas vezes hilárias.

Por exemplo, Page compartilhou uma publicação humorística no Instagram descrevendo a ocasião em que ele e May tocaram para a Banda fictícia de heavy metal britânica – Bad News – em um show deliciosamente estilo Spinal Tap, em 1986:

 Durante o set deles, houve um duelo de guitarra entre Vim Fuego (Adrian Edmonson), Brian e eu. Durante a minha parte, meu amplificador misteriosamente cortou e desligou, mas isso só aumentou a comédia da paródia! 

 

E quem poderia esquecer aquela vez em que os lendários Page, May, Eric Clapton e Jeff Beck conheceram a própria Rainha Elizabeth II ?

Nota -This Is Spinal Tap é uma comédia/musical de 1984, criada para a Spinal Tap, que é uma Banda fictícia britânica de heavy metal.

 

Via

 

Grunge

Por Joe Garza

18 de Novembro de 2022

Fotos – Agência Bsr/Getty Images

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *