Doing All Right por Helenita dos Santos Melo

Doing All Right

 

– Composta por Brian May e Tim Staffell na época do Smile, a música é inicialmente intitulada Feeling Alright e depois Doin’ Alright e, finalmente, Doing All Right.

– Ambos os amigos a escreveram quando dividiram um apartamento em Ferry Roads, no bairro de Barnes, em Londres, onde também moraria Roger Taylor.

– Esta balada com um refrão ágil é tocada nos primeiros shows do Queen e é muito apreciada por seus fãs.

– Ela garante uma renda vitalícia para Staffell, que ainda se lembra divertido:

Nunca pensei que fosse uma grande música.

Mas os direitos autorais me ajudaram a apreciá-la!

– Esta é uma das poucas músicas compostas com um músico “não-Queen”.

– Durante as sessões, Brian May interpreta as secções de piano, aproveitando o famoso Bechstein de 1897 disponível no lugar. Famoso por ter sido utilizado pelos Beatles em agosto de 1968 durante a gravação de Hey Jude no Trident Studios (os Fab Four também trabalharam no Abbey Road Studios para produzir este tema), é Elton John que o imortaliza em 1970 ao gravar Your Song, a canção mais famosa do seu segundo álbum homônimo.

– Freddie não muda nada da versão original e canta o tema igual como a interpretação de Staffell.

– Desde a produção do primeiro álbum, os quatro músicos instauram uma regra: quem compõe a canção, impõe a direção artística e os outros três se unem à sua visão.

– Ao ser Doing All Right uma criação de Brian que já havia sido gravada pelo Smile em 1969, Freddie se conforma em reproduzir a versão de Brian e Tim, sem deixar realmente a sua marca.

 

Brian May e Tim Staffell

 

Vídeo oficial:

 

Fonte: “Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones”, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita Dos Santos Melo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *