Duas músicas do Queen na lista das 25 melhores linhas de baixo de todos os tempos

O site inglês Music Radar fez uma votação com seus leitores sobre as 25 maiores linhas de baixo de todos os tempos e duas músicas do Queen entraram na lista.

        Na 13ª posição temos Under Pressure, composta pelo Queen & David Bowie.

Quando você tem David Bowie se juntando a Freddie Mercury, você precisa de algo especial, e isso vem por meio de outro riff de John Deacon que seria tão reconhecível para o baixo quanto Smoke On The Water é para tocar guitarra. Como acontece com os riffs de guitarra, é a simplicidade que o faz funcionar, uma insistência que permite que tudo seja construído por cima, uma faixa pop-rock esticada que se transforma em uma grandiosidade operística.  Outro número um escrito por Deacon – ou não? Este é um que se tornou lenda, com Bowie ou talvez Roger Taylor ajudando Deacon a organizá-lo. De qualquer forma, esta é outra linha de baixo que entrou na efêmera cultural pop, seu alcance estendido por outros que a experimentaram.

        Em um honroso quarto lugar temos a icônica Another One Bites de Dust, composta pelo próprio baixista John Deacon.

Aqui, John Deacon jogou a banda para um loop, escreveu algo por conta própria, dando ao Queen seu hit mais vendido. Sendo esta perfeição pop-rock, com uma sensação de discoteca limítrofe, a simplicidade é muito importante, com Deacon atingindo as primeiras batidas do compasso com um mi grave staccato e terminando com uma semicolcheia que se prolonga na próxima. Muito do movimento é entre as notas.

Deacon também limpou os decks, musicalmente falando, tirando o respingo da bateria de Roger Taylor, deixando a faixa como duas mãos entre seu plimsoll shuffle e os vocais cinéticos de Freddie Mercury – o showman operático faz rap – com Brian May oferecendo acompanhamento de guitarra funk. Majestoso.

Fonte: https://www.musicradar.com/news/the-25-greatest-basslines-of-all-time

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *