Play The Game – Por Helenita dos Santos Melo

PLAY THE GAME

(1ª música do 8º álbum)

– Play The Game, que abre de maneira majestosa o período conhecido como Synth Era (era dos sintetizadores), é uma balada eficaz que leva a assinatura tradicional de Freddie Mercury: melodia atraente, coros nos estribilhos e letras com uma grande carga romântica.

– Ele consegue fazer uma transição bem sucedida para uma década marcada pelo uso de instrumentos sintéticos em novas correntes musicais como new wave, hip-hop e até hard rock FM.

– A canção é obra de um Freddie apaixonado:

It’s so easy/When you know the rules/

It’s so easy/All you have to do is fall in love

(É tão fácil/Quando você conhece as regras/

É tão fácil/Tudo o que você tem que fazer é apaixonar-se)

 

– Embora a mensagem seja universal, tudo nos faz pensar que o cantor dedica sua composição pensando naquele por quem seu coração bate com intensidade nesse momento: Tony Bastin, a quem ele conhece durante o tour britânico em um club gay de Brighton, uma cidade onde o Queen oferece dois concertos no Brighton Centre, nos dias 10 e 11 de dezembro de 1979.

– A flechada é imediata entre o jovem mensageiro de moto, de vinte e oito anos, e a estrela. O relacionamento deles vai durar quase dois anos.

– O videoclipe está definitivamente ancorado em uma nova época para o Queen. Os efeitos visuais são notáveis.

– Freddie segura um microfone sem fio na mão, um objeto revolucionário para cantores da década de 1980.

– As pessoas também se perguntam porque Brian trocou sua famosa Red Special por uma cópia pálida de uma Fender Stratocaster

– A resposta é simples e tranquiliza os fãs: temendo que se estrague, ou que possa quebrar-se, durante o arremesso de guitarra de Freddie, aos 2:17, Brian a substitui por outra guitarra sem valor.

– Porém a grande novidade, que desencadeia no Game Tour, é, desde já, o famoso bigode de Freddie, que também pode ser admirado na capa do 45 rpm, onde aparece pela primeira vez.

– Seria seu emblema, sua imagem de marca.

– Mais que uma mudança de estilo, em 1980, torna-se um símbolo de pertencimento à comunidade gay, que, a partir desse momento, a estrela reivindica.

– O videoclipe de Play The Game dá início a um autêntico renascimento para o Queen, que consegue modernizar sua imagem em um único vídeo.

– No vídeo, vemos um Freddie Mercury vestindo uma t-shirt com a palavra Flash, que usaria com frequência durante os dois anos seguintes.

– A partir de fevereiro de 1980, o Queen trabalha em segredo na trilha sonora original da película Flash Gordon, que estreia em 5 de dezembro de 1980 nos Estados Unidos.

– No verão de 1980, a revista editada pelo fã-clube oficial do Queen anuncia que Andy Gibb, o benjamin dos irmãos Barry, Maurice e Robin (Bee Gees), gravou uma versão de Play The Game durante o inverno em Munique, em dueto com Freddie Mercury.

– Reinhold Mack, o produtor do álbum, confirmaria a anedota, porém ninguém nunca ouviu essa música…

 

Sem que sirva de precedente, Brian utiliza uma Fender Stratocaster para o clip de Play The Game.

 

Vídeo oficial de Play The Game

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc)

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *