Was It All Worth It – Álbum The Miracle

WAS IT ALL WORTH IT

(10ª música do 13º álbum)

 

– Como esperar um final mais majestoso para The Miracle? O tema que encerra o album é, ao mesmo tempo, intenso, melódico e inclusive curioso em alguns momentos…

– Esta canção coral é obra do grande, Freddie Mercury, que compõe uma letra importante, em que ele capta o equilíbrio de uma vida e termina com a simples pergunta: Valeu a pena tudo isso?.

 

What is there left for me to do in this life/Did I achieve what I had set in my sights/

And I a happy man, or is this sinking sand/Was it all worth it

 (O que me resta fazer nesta vida/Alcancei o que tinha em vista/

E eu sou um homem feliz, ou isso é areia movediça/Isso tudo valeu à pena?)

 

– Embora ele responda de maneira afirmativa ao concluir o tema, se questiona a vida de uma estrela de rock e uma existência sem nenhum limite.

– No que diz respeito à parte instrumental, a banda desejava voltar ao método de trabalho de seus inícios.

– Brian explica a unidade reencontrada durante a promoção do álbum:

Decidimos que a tecnologia não nos superaria e que consideraríamos o ser humano como elemento central do grupo, utilizando a tecnologia neste sentido. Ficou emocionante. Desfrutamos muito com isso, e o som reflete este ambiente de grupo muito mais que nos álbuns anteriores. Não é como sentar-se com uma caixa de ritmos e um sintetizador. Nós tocamos juntos, fazendo renascer o que nos motivava. E assim construímos em torno deste sentimento.

 

– A parte mais assombrosa do tema, porém, é, sem dúvida, o seu break, aos 4:02, que parece ter sido escrito para ilustrar um filme como Flash Gordon.

Brian afirma, divertido:

Sim, na verdade é muito ‘kitsch’. E nós estávamos plenamente conscientes disso – é por isso que um pequeno apito está incluído! – Dissemos a nós mesmos: ‘Meu Deus, estamos indo longe demais!’ […]. Na verdade, nós rimos de nós mesmos fazendo isso!.

Os membros do Queen sobre o pontão do Cassino de Montreux, em 1988. Longe do tumulto de Londres, a cidade suíça se converte em um lugar de repouso e serenidade para Freddie.

 

Vídeo oficial de Was It All Worth It

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo.

Helenita Melo

Me chamo Helenita dos Santos Melo, sou gaúcha de Cachoeira do Sul e nasci em 25 de janeiro de 1964. Sempre gostei de música, e possuo gosto musical bastante variado. Iniciei minha trajetoria no coral da Igreja Adventista de minha cidade natal e mais tarde me tornei cantora em grupos amadores e profissionais. Eu era fã “normal” do Queen há muitos anos… até o lançamento do filme “Bohemian Rhapsody” (2018), onde a minha paixão reascendeu de maneira muito forte e intensa. Eu me defino como “uma dona-de-casa curiosa” e estou sempre pesquisando, aprendendo e compartilhando o que sei sobre a banda, e me tornei uma pessoa bastante conhecida nas redes sociais. Desde 2004 resido em Bolzano (Itália) e sou casada com o Dr. Nicola Ciardi, fundador do festival de jazz daquela cidade em 1982.

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *