As Pinturas de Dalí e Freddie Mercury – Por Sheila Pauka

Freddie e Salvador Dalí –

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí I Domènech, 1º Marquês de Dalí de Púbol (Ordem de Isabel, a Católica), foi um artista surrealista espanhol conhecido por sua habilidade técnica, desenho preciso e imagens marcantes e bizarras em seu trabalho.

Na manhã de 23 de Janeiro de 1989, enquanto seu disco favorito de Tristão e Isolda tocava, Dalí morreu de insuficiência cardíaca aos 84 anos.

Salvador Dalí

 

. Freddie e Dalì –

Freddie adorava arte. Ele estudou na Ealing College of Art e ele próprio era um artista. Ele fez belos desenhos e pinturas ao longo de sua vida.

Salvador Dalì era um dos artistas favoritos de Freddie e ele colecionou algumas de suas pinturas. E digamos que os dois foram e ainda são famosos também por seus bigodes icônicos !

O Queen também nomeou Dalì em uma de suas músicas – Was It All Worth It, escrita principalmente por Freddie para o Álbum The Miracle (1989), uma espécie de história na música de sua vida e carreira :

Fomos à Bali, vimos Deus e Dalì … tão místico, surrealista !

Assim diz Peter Freestone –

O gosto pessoal de Freddie pela arte era eclético. Seus gostos sofreram variações ao longo do tempo que o conheci; eles variavam de xilogravuras japonesas a Ertè, à Dalì até sua última paixão, o trabalho de artistas vitorianos, terminando com pintores pré-rafaelitas.

Em Garden Lodge, numerosas pinturas pendiam das paredes de mármore e antiquadas com duas camadas de amarelo-petróleo e uma camada de tinta escura: entre elas, outra série de reproduções de Dalì, desta vez com um caráter mitológico grego.

Obra de Dalí em Garden Lodge

A maioria das fotos abaixo referem-se à um conjunto de fotos tiradas no verão de 1991 dentro do apartamento em Montreux, casa na Suíça de Freddie, publicadas há cerca de 05 anos pelo estúdio de arquitetura Viquerat com que Freddie colaborou para reformar a cobertura comprada no final de 1990, na Rue de Bon-Port 15 / Quai de Fleurs, na Residence Les Tourelles, com vista para o belo Lago de Montreux.

Em 1991, Freddie inicia a reforma, embora provavelmente estivesse ciente, devido às suas condições de saúde, que nunca veria o fim das obras.

Ele transferiu todas as litografias de Dalí presentes no quarto de hóspedes e do salão principal de sua casa em Londres – Garden Lodge para Montreux.

Obra de Dalí em Garden Lodge

Quase todas as obras que Freddie tinha em Montreux faziam parte da série Mythology de Salvador Dalì.

Obra de Dalí em Garden Lodge

O interesse de Dalí pela mitologia também resultou de sua admiração pelo psicanalista Sigmund Freud, que ensinou que os mitos antigos revelam verdades fundamentais sobre a psique humana.

Dalí, que havia sido renegado pelo pai, sentiu-se particularmente atraído pelas teorias de Freud sobre o complexo de Édipo (a ideia de que um filho odiaria seu pai e desejaria sua mãe), que Freud chamou, inspirado no mito grego.

E aqui se abrem outros pensamentos, portas que abrem outras portas …..

A difícil relação de Freddie com seu pai Bomi, que não aceitava suas aspirações como músico e negava a homossexualidade do filho, contrariando os princípios da religião Zoroastrista.

E finalmente o amor por sua mãe Jer representado por Mother Love – a última música que ele cantou e gravou em Montreux em Maio de 1991, uma música que ele não conseguiu completar enquanto estava em Montreux, cercado por estampas de Dalí.

A canção de um homem em seus últimos dias, que busca refúgio e salvação no pensamento de um retorno ao útero antes de sua morte.

Não é uma casualidade …. Tudo volta ….

Por Silvio Toso

Arts & Investments, 16 de Dezembro de 2021.

Nota –

– Freddie deu à Roberto Medina, organizador do Rock In Rio de 85, na ocasião do evento, uma tela de Salvador Dali, nomeada Dom Quixote, de Cervantes.

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *