Pete Malandrone – O técnico de guitarra de Brian May- Por Sheila Pauka

Entrevista com Pete Malandrone – O técnico de guitarra de Brian May –

▪️Para a Rockimitates em Agosto de 2014.

 

➡️ Oi, Pete ! Para aqueles que não o conhecem, você poderia se apresentar e explicar seu papel no Queen ?

▪️Meu nome é Pete Malandrone. Eu tenho sido técnico de guitarra de Brian May nos últimos 17 anos. Eu também cuido da propriedade de Brian em Surrey. Quando trabalho para o Queen, considero Roger tanto meu chefe quanto Brian, mas se ambos querem algo ao mesmo tempo, Brian tem prioridade.

➡️ Como você conseguiu seu emprego e o que você estava fazendo anteriormente ?

▪️Eu fui um Engenheiro de Telefonia por cerca de 11 anos. Saí em 1992 com um bom dinheiro e gastei tudo em 06 meses, principalmente em cerveja.

▪️Eu estava tocando em uma Banda até então. O baixista, Justin Crew, foi técnico de guitarra na primeira turnê solo de Brian – Back to the Light – Brian havia pedido à ele para ajudar à projetar e montar um estúdio caseiro com Justin Shirley-Smith. E eu fui com ele.

▪️Brian estava de férias na época, mas eu conheci Justin e dei uma olhada. Disseram-me então para sentar-me até a hora de ir para casa. Perguntei se havia algo que eu pudesse fazer para ajudar. Meu primeiro trabalho foi consertar o conjunto de carros Scalextric dos filhos de Brian. Eu então me tornei útil pelo resto do dia e então, fui convidado à voltar no dia seguinte e acabei ficando por lá até o estúdio abrir.

▪️À essa altura, Brian havia retornado e perguntou se eu gostaria de um mês de trabalho experimental à fins na construção do estúdio. Até onde eu sei, ainda estou no tempo de experiência daquele mês !!

▪️Aí então ganhei o trabalho de técnico de guitarra, depois de cerca de 06 meses.

➡️ Existe um dia típico para você trabalhar como parte da equipe de Brian ?

▪️Ha Ha !! Você está brincando comigo ?? Meu tempo é preenchido com tantas coisas diferentes que não há como você chamar qualquer dia de típico. Vou dar-lhe uma lista de algumas coisas que eu já fiz –

– Fiquei em um hotel 5 estrelas na praia por uma semana de babá.

– Desentupi a fossa da casa de Brian com as minhas próprias măos.

– Construi um observatório.

– Ouvi material do Queen que não era ouvido há 35 anos.

– Assustei os filhos de Brian e seus amigos até a morte em uma festa de Halloween.

– Salvei um papagaio.

– Desmontei a Red Special.

– Acabei com um enxame de abelhas.

– Toquei Tie Your Mother Down com Def Leppard.

– Limpei cocô de raposa no pátio.

– Conheci Michael Jackson.

 

➡️ Qual é o seu papel antes, durante e depois de um show ?

▪️Antes do show, eu montaria um equipamento de guitarra sob medida para aquele show em particular, geralmente um ou dois dias antes. Eu chegaria ao local pelo menos 3 horas antes de Brian e checaria o palco. Eu então testaria completamente o equipamento no local, prestando atenção especial à interferência de rádio e à quaisquer zumbidos desagradáveis. Eu então checaria o som do equipamento com o monitor e chegaria o mais próximo possível do som que Brian quer ouvir quando ele chegar. Se tudo correr bem na passagem de som, eu vou ficar por aqui e ficar o mais relaxado possível.

▪️Sinto que se ficar nervoso, isso pode afetar o desempenho de Brian, e a última coisa que quero é que ele se preocupe com o equipamento. Ele tem o suficiente para se preocupar. Pouco antes de ele entrar vamos bater um papo, desejo sorte à ele, apertamos as mãos e ele vai embora !!

▪️Durante o show, eu fico olhando para a mão esquerda de Brian o tempo todo. Este é o melhor lugar para procurar uma quebra de corda para mim, pois geralmente você a vê imediatamente.

▪️Eu tenho um setlist com qualquer mudança de guitarra ou mudança de pedal à ser feita e afinar as guitarras em todas as oportunidades disponíveis. Tenho toalhas e bebidas à mão, além de cortador de unhas, lixas de unha, barbantes, selas de ponte e lenços de papel.

▪️No final do show, empacoto o equipamento o mais rápido possível, e assim que isso é feito, eu vou procurar o chefe para ver se ele está bem com tudo. Eu poderia então me permitir um copo de xerez doce.

 

➡️ Quantas guitarras Brian tem ?

▪️Não sei, nunca contei. Cerca de 50, provavelmente.

 

➡️ Eu acho que algumas pessoas podem ter a ideia de que você está sentado lá, polindo-as e afinando-as o dia todo, esperando que Brian peça qual guitarra ele quer…

▪️Eu faço o serviço de polimento na Red Special e a afino, mas não o dia todo, todos os dias. Lembro-me de tentar explicar ao meu filho o que eu fazia no emprego quando ele tinha cerca de 5 anos. Cerca de um mês depois, ele perguntou se eu ia trabalhar naquele dia. Eu disse “Sim, por que você pergunta”? Ele respondeu: “A guitarra de Brian ainda não está afinada?” Se fosse assim tão simples!!

➡️ Você é fã do Queen ?

▪️Eu sempre gostei deles. Todo mundo gosta do Queen, não é ? Mas eu era mais metal na época pra ser honesto. Eu provavelmente possuía três álbuns do Queen quando comecei a trabalhar para eles.

 

➡️ Um dos seus melhores momentos ?

▪️Foi em Toronto no último show da etapa americana da turnê. Era Páscoa, então saí e comprei um vestido, umas orelhas de Coelho, e o resto peguei emprestado de outros membros da equipe e decidi que seria uma boa ideia fazer uma troca de guitarra no palco como uma drag pascoalina.

▪️ Nota – Isso foi em Vancouver em 24 de Abril de 2006. Infelizmente, não achei vídeos.

▪️Brian parecia muito chocado, quando ele me viu, pois já me viu em algumas situações estranhas, mas nunca em um vestido. Ele se sentou em seu banquinho no final da confusão e disse para a multidão. ” Vocês vêem com o que eu tenho que trabalhar ” ?

▪️Muito engraçado hhahahaha. Bem, eu pensei assim.

 

➡️ Você tem um Álbum favorito do Queen?

▪️News Of The World. Comprei no Boots in Sutton em fita cassete quando eu tinha 12 anos. A capa me assustou, e foi só por isso que comprei. Eu não tinha idéia sobre as músicas, ou a Banda.

▪️Escutei até a morte e acabei adorando. Sleeping on the Sidewalk ainda é minha música favorita. A fita quebrou cerca de 2 dias depois que eu comecei a trabalhar para Brian, estranhamente ….. Talvez se eu fizer mais 17 anos de serviço, eles me deem uma cópia.

 

Fonte – Fã Clube Adam Lambert

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *