Festival de Sanremo

Queen: 3 de fevereiro de 1984

Esta é uma parte da matéria postada pelo site italiano Queen Forever Blog e traduzido pela nossa colaboradora Helenita dos Santos Melo, administradora da página do Facebook Queen Fatos e Fotos.

O link da matéria original pode ser acessada no fim desta matéria

─ O Queen está pela primeira vez na Itália, convidados do Festival di Sanremo, no teatro Ariston.

– A banda foi a atração principal do festival, cantando em playback o seu novo single Radio Ga Ga na frente de alguns milhares de fãs. Foi exibido na TV e assistido por aproximadamente 30 milhões de pessoas na Europa. Outra versão foi filmada no dia seguinte.

– O mito da rebelião ao playback, um episódio em torno do qual uma narrativa muitas vezes imprecisa foi construída ao longo do tempo:

➡️ eles se oferecem ao próprio público com uma versão mímica de Radio Ga Ga, em deferência ao playback que era popular na época e a que estavam submetidos todos os artistas estrangeiros, assim como os italianos em competição. Eles fazem isso por duas noites consecutivas.

➡️ os vídeos das duas noites são muito eloquentes e talvez o termo mais apropriado seja: embaraçoso.

– Para o Queen, forçado a se apresentar em um palco que é muito apertado, imitando o que eles gostariam de tocar ao vivo; e para o público, notoriamente frio mesmo na frente de um fluxo de lava que desce a um metro de distância.

➡️ o aspecto mais evidente, por ser deliberadamente exagerado, é o empenho de Freddie em não esconder de forma alguma o uso do playback.

 

– Esta é a origem do que pode ser considerado um mito e que vocês encontrarão na maioria dos artigos dedicados ao Queen em Sanremo.

– No entanto, devemos considerar que em Sanremo não foi a primeira e nem a última vez que o Queen aceitou tocar em playback. Eles já haviam feito isso no Top Of The Pops, por exemplo, e até certo ponto, também para a BBC com as famosas Sessions publicadas no box set Queen On Air onde para algumas músicas Freddie havia cantado em bases pré-gravadas. Ao todo no TOTP o Queen dublou Seven Seas Of Rhye, Killer Queen, Good-Old Fashioned Lover Boy e Las Palabras de Amor.

 

 

– Mesmo depois de Sanremo, o Queen não se esquivou do fardo de se apresentar com os microfones desligados, em 1984 e novamente em 1986 com um mini concerto em Montreux (em ambas as ocasiões Freddie usará o microfone exatamente como em Sanremo e isso nos faz entender que, ao lidar com playback, ele não se preocupará muito com a mímica) e repetidamente como solista para promover seus respectivos trabalhos.

– Resumindo, o playback faz parte da profissão e o Queen concordou em fazê-lo em várias ocasiões.

– Deste ponto de vista, portanto, Sanremo não deveria surpreender, especialmente porque o Queen não foi emboscado, nem foi forçado a fazê-lo. A apresentação deles foi acordada com essas modalidades, tanto que a banda subiu ao palco por duas noites consecutivas. Se algo realmente tivesse dado errado na primeira vez, eles concordariam em repetir a experiência depois de apenas 24 horas?!

– É provável que, não tendo uma explicação igualmente convincente, a imprensa tenha apostado na solução mais fácil e romântica: a dos grandes músicos estrangeiros que protestam com os microfones desligados.

Tradução: Helenita Dos Santos Melo

 

Fonte:

Link da matéria original (em italiano)  https://queen4everblog.blogspot.com/2020/02/i-queen-sanremo-nel-1984-e-il-mito.html?m=

Fotos: www.queenlive.ca

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *