Dragon Attack – Por Helenita dos Santos Melo

DRAGON ATTACK

(2ª música do 8º álbum)

 

– Com seu tempo médio e seu riff de guitarra interpretado em uníssono junto ao baixo de John Deacon, Dragon Attack é um concentrado puro de rock’n’roll.

– A canção é concebida depois de uma incursão no Sugar Shack, o clube de Munique onde os músicos e seu produtor Reinhold Mack passavam as noites durante a gravação de “The Game” no inverno de 1980.

– De volta ao estúdio, à meia-noite, os músicos fizeram uma jam-session [reunião (regular ou improvisada) de músicos que se reúnem para uma performance musical sem ter nada pré-ordenado, geralmente improvisando em grades de acordes e temas conhecidos (padrão)] bem carregada, que daria lugar ao tema mais heavy do álbum.

– A letra cita Mack, e quando Freddie exclama It’s gotta be Mack (Deve ser Mack), não resta dúvida de que o lugar soube inspirar Brian May.

– Mack recorda, divertido:

Brian adorava vodka-tônica. Acho que nunca o vi usar drogas. Mas quando estava bêbado, ele perdia totalmente a cabeça!

– Brian confessaria, com toda sinceridade, a ambivalência dessa época em Munique:

Passávamos um tempo infinito no Sugar Shack, a maior parte do tempo ensaiando até o nascer do sol, vivendo um mundo de vodka, garçons e música rock. No início, era bastante saudável e muito estimulante, para ser honesto. Porém após alguns meses, a situação degenerou e acabávamos passando mais tempo no club do que no estúdio. Creio que todos passamos por uma época difícil, tanto emocional como espiritualmente. Se você quer um exemplo, a canção ‘Dragon Attack’ apresenta um quadro bastante fiel de toda esta loucura. Embora Munique tenha sido muito estimulante, também foi o local de uma queda vertiginosa para nós.

– Embora o álcool deva ser consumado com moderação, parece que teve uma influência positiva na criatividade dos músicos na noite em que gravaram este tema!

– A parte do gospel a cappella interpretada por Brian, Roger e Freddie aos 2:43 é um autêntico momento de graça e que recorda as harmonias de Somebody To Love, inseridas à perfeição em uma produção extremamente moderna.

Os membros do Queen oferecerão ao Sugar Shack muitos dos discos de ouro, como recordação das horas passadas nas noites em Munique.

Vídeo oficial de Dragon Attack

 

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *