Autorias individuais do Álbum The Miracle

Os verdadeiros compositores por trás do Álbum The Miracle

– The Miracle foi o primeiro Álbum creditado à toda a Banda. Antes de gravar, o Queen concordou em dividir os créditos de composição entre os 4 membros.

Tomamos uma decisão que deveríamos ter tomado há 15 anos, disse Brian na época.

 

A História

– Em 1988, Freddie queria se reunir com o resto da Banda, voltar ao estúdio e começar a trabalhar juntos novamente.

– Entretanto, eles tiveram que colocar os pontos nos i’s primeiro. Eles trabalhariam aos poucos, enquanto seus outros compromissos terminavam, e pela primeira vez trabalhariam mais juntos do que nunca, já que as músicas que faziam sairiam com o crédito de todo o grupo, algo totalmente inédito até aquele momento no Queen.

 

União

– A proposta veio de Jim Beach, que os avisou que se um deles morresse, os créditos de todas aquelas canções compostas separadamente por aquela pessoa seriam perdidos, e o grupo não veria um centavo.

– Dito e feito, o grupo trabalhou nas diversas canções que comporiam The Miracle.

– Meses depois, chegaria a terrível notícia … Freddie sentou-se com os três membros do grupo e contou-lhes sobre o diagnóstico dos médicos – tinha AIDS. Portanto, o trabalho em The Miracle poderia ser o último juntos, já que os médicos não deram à Freddie mais tempo de vida do que o final de 1989.

– Freddie deixou clara sua estratégia, queria trabalhar o máximo que pudesse no estúdio, porque ele não queria definhar em casa esperando aquele dia fatídico chegar e, embora não pudesse fazer uma turnê ou fazer muitas aparições públicas, faria o possível para que tudo parecesse o mais normal possível.

– Como resultado, quando The Miracle apareceu em Maio de 1989, o grupo negou que eles estavam saindo em turnê e, apesar do choque da notícia, Freddie ignorou, dizendo que estava cansado de correr no palco….

Já não tenho mais idade para essas coisas …

 

– Quando nós, fãs, abrimos o encarte do Álbum encontramos a frase – Todas as músicas são escritas pelo Queen – muitos ficaram surpresos, pois sempre foi curioso saber qual música pertencia à qual pessoa, algo que desta vez não pode ser revelado.

– Mesmo assim, a experiência de muitos fãs, e suas próprias declarações, revelaram quase completamente a autoria de cada uma das músicas do The Miracle.

 

As Autorias

Party – Este tema ambientado nas grandes festas passadas de Freddie poderia perfeitamente ter sido escrito por ele, mas muitos afirmam que Brian é o autor. Algo que não deveria nos surpreender, porque com Fat Bottomed Girls ele admitiu que o escreveu pensando na vida ‘ louca ‘ de Freddie, o que também pode significar que Party é ambientado no mesmo tema.

 

 

Khashoggi’s Ship – Esta música é um duo com Party, à qual tem um tema lírico muito semelhante, e é dedicada ao famoso Adnan Khashoggi, um milionário traficante de armas turco. A improvisação que deu origem à tal canção de rock foi Freddie, embora os outros tenham contribuído no processo.

A música serviu de referência ao nome do personagem Khashoggi no Musical We Will Rock You.

 

The Miracle – Dá o título ao Álbum, tem ótimas letras criadas pelos quatro, embora Brian admitisse que o gênio por trás da música era Freddie. Freddie foi bem mais modesto em uma entrevista em 1989, e disse que cada um fez sua parte na composição da música.

 

I Want It All – Não é nenhum segredo adivinhar que este tema é de Brian May. É definido como uma frase que sua namorada na época (Anita Dobson) costumava dizer regularmente. No DVD Greatest Video Hits 2, cometeram o erro no encarte de nomear a autoria à Brian May ao invés de Queen, como está em todas as edições onde a música aparece.

The Invisible Man – Roger admitiu mais de uma ocasião que ele estava encarregado de escrever este tópico.

 Eu estava lendo exatamente esse livro na época, escrito por Ralph Ellison, embora, é claro, todos tenham contribuído.  ( foto do livro abaixo ).

 

Breakthru – É uma combinação de duas ideias muito diferentes, a introdução da música à cappella foi obra de Freddie (na verdade, a demo da música, chamada ‘ A New Life Is Born ‘ vazou anos atrás) e o resto é composto por Roger novamente. Freddie admitiu que tinha aquela introdução, mas não tendo mais ideias para a música, então eles simplesmente a colocaram no início de Breakthru.

 

Rain Must Fall – Nesse caso, a autoria recai sobre John, que já no passado nos deu algo semelhante em Who Needs You. Ele contou com a ajuda de Freddie, que já havia colaborado com ele em várias músicas no passado.

Scandal – Uma das músicas mais subestimadas do Queen. Brian admite que foi o autor e que foi inspirado pela pressão da mídia sobre ele, Roger e Freddie nos últimos anos.

 

My Baby Does Me – Mais uma vez, os principais autores são John e Freddie. Um tema bem atípico do Álbum, o que o torna bastante eclético. Freddie admitiu a autoria em uma entrevista de rádio em 1989.

 

Chinese Torture – Uma música sombria do Queen, escrita por Brian May, mas creditada à toda a Banda.

A música não tem letra, é somente um instrumental muito sombrio que transmite o horror e o medo que a Chinese Water Torture era conhecida por evocar nas vítimas, levando metaforicamente o sentimento desse ato para a música.

 

Hang On In There – Esta música foi iniciada por Freddie, com letras relacionadas à sua doença. O título provisório da música era A Fiddly Jam .

Lançada como lado B do single I Want It All e como faixa bônus do Álbum The Miracle, Hang On In There é uma invocação otimista que Freddie parece estar fazendo à si mesmo.

O Mercury, que já havia percebido o que o destino lhe reservava, começou a escrever canções positivas em reação – à quem mais Freddie poderia sugerir de não desistir, não perder seu charme?

 

Was It All Worth It ? – É o tema final que inicialmente foi planejado como uma despedida, já que ninguém sabia se Freddie viveria muito mais. Uma obra épica de rock que é majoritariamente da autoria de Freddie, mas com a colaboração dos restantes. A introdução e a ponte operística são inteiramente de Freddie. Faz lembrar muito Barcelona, ​​e os restantes, embora a grande maioria tenha Freddie, foram ajudados pelo resto do grupo.

– Um Álbum que entrou para a história por ser o primeiro que não teve uma turnê promocional devido à doença de Freddie, mas que é riquíssimo em seu conteúdo.

– Aliás, é o Álbum com o maior número de músicas descartadas (que se saiba) da história do Queen. Talvez seja um bom momento para ouvi-lo novamente!

 

Fonte – A Queen Of Magic

22/05/2023 por José Juan Tobal

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *