David Lee Roth exalta Freddie Mercury: “Eu o vi no auge do auge”

Por sua personalidade extrovertida e suas performances extravagantes, o carismático vocalista David Lee Roth ficou mundialmente conhecido nos anos 70 e 80 como frontman do Van Halen. Co-fundador da banda, emprestou sua energia por meio de sua voz a alguns dos maiores clássicos do rock, como “Ain’t Talkin’ ‘Bout Love”, “And The Cradle Will Rock…” e “Panama”.

Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista de 2020 para Joe Rogan, o assunto era o filme Bohemian Rhapsody, quando Dave falou sobre Freddie Mercury e o Queen.

“Será que eles [que fizeram o filme Bohemian Rhapsody] já viram Freddie [Mercury] ao vivo? Eu vi Freddie ao vivo no Forum [em Los Angeles]: eu estava lá para a vigésima fileira, quando ‘Bohemian Rhapsody’ tinha acabado de sair.” Eu o vi em seu ápice absoluto — seu auge do auge. Produção de palco é outra história, mas Freddie era o que ele trazia, era muito mais do que apenas aquilo que você via no palco. Suas sensibilidades musicais não eram apenas três acordes e uma atitude.”

“Não engula essa palhaçada”, prosseguiu, “se Keith [Richards] sentar aqui e disser ‘Tudo que você precisa é três acordes e atitude’. Você tem que conhecer inversões, modais… Ah, vai se f*der, Keith [risos]! Ele sabe isso tudo, truques de afinação e essas coisas todas. Mas Freddie trouxe uma riqueza de ouvir a diferentes tipos de música: quer seja orquestral, big band, bistrô, ou algo que você ouve em uma cafeteria na França.”

“Ele não tentou cantar música negra; ele cantava música europeia, não-negra. [Tentar cantar música negra era] o que estávamos muito acostumados, até mesmo na música country. […] Foi nisso que eu tentava aprender: tentar soar como Motown, tentar soar como Wilson Pickett…”

Em outubro de 2020, David Lee Roth homenageou Eddie Van Halen com a faixa “Somewhere Over the Rainbow Bar and Grill”, de 2014. Aquele foi o primeiro de cinco singles lançados por ele entre 2020 e 2022. Em outubro de 2021, Dave anunciou que se aposentaria, e em janeiro do ano seguinte faria seu último show. No entanto, suas últimas apresentações, como atração residente em Las Vegas, foram adiadas e posteriormente canceladas sem maiores explicações.

 

Fonte: https://whiplash.net

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *