Freddie Mercury & Steve Jobs: Paralelos de Vida – Por Sheila Pauka – Parte 01/03

Semelhanças entre Steve Jobs, o magnata americano no setor da informática e Freddie Mercury !

             De suas infâncias até o falecimento.

®️ Estabelecendo paralelos entre Steve Jobs e Freddie Mercury  –  esses dois ícones criativos.

 

01) PRIVACIDADE !

 

? Freddie –

▪️Poucos dias antes de sua morte em Novembro de 1.991, Freddie Mercury planejou um anúncio público sobre a doença que havia contraido. Ele sabia há algum tempo que tinha AIDS, mas compreensivelmente adiou a transmissão da noticia para sua legião de fãs. Ele estava notavelmente mais fraco.

▪️Ele tinha apenas quarenta e cinco anos, mas fazia questão de administrar a maneira como seria lembrado. Um de seus ditames finais para seu empresário (Jim Beach) foi:

Você pode fazer o que quiser com minha música, mas não me torne chato.

 

? Steve –

▪️Como Freddie, Steve era conhecido por proteger sua privacidade. Portanto, Walter Isaacson, o autor de sua biografia, ficou bastante perplexo quando Jobs solicitou seus serviços.

▪️Claro, ele não sabia que o CEO da Apple já havia sido diagnosticado com câncer e estava direcionando a maneira pela qual sua história seria documentada e revelada.

02) AMBOS SE SENTIRAM ABANDONADOS NA INFÂNCIA –

? Freddie –

▪️Freddie, então conhecido apenas como Farrokh, nasceu em 1.946, filho de Jer e Bomi Bulsara, um casal Parsi que vivia em Zanzibar (agora parte da Tanzania na África). Ele era o mais velho de dois filhos e foi enviado para uma Escola Missionária local.

▪️Insatisfeito com o sistema educacional de Zanzibar, seus pais o enviaram, aos oito anos, para um internato em Panchgani, Maharashtra.

▪️A ida para a Índia envolveu uma viagem de navio de 60 dias, impondo uma separação física e temporal que continuou à atormentar sua psique, mesmo durante sua vida adulta.

▪️Na escola, ele relatou se sentir rejeitado, muitas vezes chorando até dormir. Para aumentar a distância emocional de sua família, ele se reunia com seus pais apenas uma vez por ano.

 

? Steve –

▪️Steve Jobs também, apesar de ser filho de pais adotivos, sentiu-se abandonado por seus pais biológicos. Quando Steve tinha apenas seis ou

sete anos, ele se lembrou de uma conversa com uma garota do bairro. Ao revelar à ela que ele havia sido adotado, ela disse –

Então, isso significa que seus pais verdadeiros não queriam você ? 

Ao trazer à tona a memória de Isaacson (o biógrafo), Steve disse –

Relâmpagos explodiram em minha cabeça.

▪️Chrisann Brennan, a mãe do primeiro filho de Steve ( que o próprio Jobs abandonaria ), disse que ser colocado para adoção deixou Jobs cheio de vidros quebrados.

03) AMBOS FORAM INTIMIDADOS NA ESCOLA –

? Freddie –

▪️Por ser mais baixo e magro do que a maioria de seus colegas, Freddie foi intimidado em sua Escola indiana. Além disso, seus dentes frontais protuberantes inspiraram um apelido que também se tornou uma provocação –  Bucky Bulsara.

▪️A autoconsciência imposta pelos dentes iria ficar com ele por toda a vida.

 

? Steve –

▪️Steve também foi, como Freddie, intimidado no ensino médio, à ponto de insistir que seus pais financiassem sua admissão em uma Escola diferente.

▪️Quando eles resistiram, eu disse à eles que simplesmente pararia de ir à Escola se tivesse que voltar para Crittenden, disse ele. Steve estava ciente de que sua exigência era financeiramente dolorosa para seus pais, mas sabia que não poderia suportar a provocação.

04) AMBOS DESCOBRIRAM SUAS PAIXÕES PROFISSIONAIS AO LONGO DA VIDA DE ADOLESCENTES –

? Freddie –

▪️Em sua Escola indiana, Freddie tornou-se membro de uma banda chamada The Hectics. Ele tinha a capacidade de reproduzir melodias, depois de ouvi-las apenas uma vez. Embora ele não fosse o vocalista ou artista principal do grupo, ele começou à se deleitar com o brilho da atenção do público e o fugaz recuo de suas deficiências fisicas.

▪️Ainda hoje, alguns de seus antigos colegas de Banda de Escola relembram sua incrivel capacidade de conexão com a música.

 

? Steve –

▪️Embora Paul Jobs (pai de Steve) tentasse fazer seu filho se interessar por mecânica, Steve não refletia o interesse de seu pai por coisas mecânicas. No processo de ajudar Paul à reformar carros usados para revendê-los, Steve descobriu a ” eletrônica rudimentar “. Embora o próprio Paul não fosse muito versado em eletrônica, Steve sentia-se claramente atraído pelas peças eletrônicas simples.

▪️Ele descreveu seu primeiro encontro com um computador em termos fortemente emocionais –

Foi uma coisa linda. Eu me apaixonei por isso

05) AMBOS OS PAIS LUTAVAM COM CIRCUNSTÂNCIAS FINANCEIRAS DIFÍCEIS  –

? Steve –

▪️Paul e Clara Jobs abandonaram o ensino médio. Paul Jobs trabalhava como um  repo – uma pessoa que pratica transações de recompra e revenda de vários itens.”. A mãe de Steve era contadora.

▪️Enquanto crescia, Steve testemunhou o estresse de um casal que lutava para fazer cada dólar valer a pena.

▪️Quando um professor perguntou à Steve –  O que você não entende sobre o universo ?  Jobs respondeu – Não entendo por que de repente meu pai está tão falido.

 

? Freddie –

▪️A revolução de 1964 em Zanzibar obrigou Freddie e sua familia à buscar refúgio no Reino Unido. Em Zanzibar, seu pai ocupava um cargo razoável em um escritório do governo, e a familia morava em uma casa decente com empregados.

▪️Mas como imigrantes no Reino Unido, eles sofreram uma queda acentuada de status e riqueza. Seu pai foi obrigado à trabalhar como caixa e sua mãe, como assistente na Marks and Spencers.

 

06) AMBOS ESTAVAM CERTOS SOBRE SUAS HABILIDADES ANTES DE TER SUCESSO SOCIALMENTE  –

? Freddie –

▪️Freddie, enquanto buscava um diploma em Artes e Design Gráfico no Ealing College, também fez bicos para financiar suas despesas.

▪️Ele trabalhou no Aeroporto de Heathrow no refeitório e como carregador de bagagem. Em seu local de trabalho, ele era frequentemente provocado por seus modos efeminados e vistosos.

▪️Ele respondeu que estava apenas fazendo hora, já que era um músico em formação.

 

? Steve –

▪️Embora Freddie pareça ter chegado à sua própria avaliação de seus talentos superiores, Jobs sempre cresceu ” com a sensação de que era especial “.

▪️Esse sentimento foi reforçado por seus professores e, principalmente, por seus pais.

▪️Na Escola, ele até fez o teste como sendo intelectualmente especial e foi aconselhado à pular duas séries.

 

®️ Steve Jobs –  Eu quero colocar uma marca no universo.

 

®️Freddie Mercury – Eu não serei um astro do Rock, serei uma Lenda.

 

▪️Tradução livre feita por Sheila Pauka.

Fontes para composição e ajustes de texto –

▪️- By Brinda S. Narayan de Dezembro de 2.018.

▪️Bibliografias.

– Isaacson, Walter, Steve Jobs, Londres, Little Brown, 2011

– Jones, Lesley-Ann, The Definitive Biography of Freddie Mercury, Bohemian Rhapsody, London, Hodder & Stoughton, 2011.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *