Liverpool e o Queen – Por Sheila Pauka

– Liverpool desempenhou um papel formador nos primeiros dias do Queen, mas será talvez até mesmo à ponto de inspirar o nome da Banda ?

– Toda carreira estelar tem que começar em algum lugar – e no caso de Freddie – foi com uma Banda de rock pouco conhecida de Liverpool chamada Ibex.

– Uma das pessoas com memórias daqueles dias distantes é o historiador, escritor e músico local Mike Royden, um amigo de escola do guitarrista Mike Bersin que formou o Ibex no final dos anos 60.

– Royden, agora com 63 anos, disse –

O tempo de Freddie Bulsara em Merseyside não é muito falado. São apenas os fãs hardcore do Queen que conhecem a história e há tantas versões diferentes dela. Eu cresci com Mike Bersin e fui para a mesma escola que ele. Ele era um guitarrista incrível e parecia Jimi Hendrix no palco. Depois de sair da escola, Bersin foi para Londres para tentar fazer sucesso com a Banda, e foi aí que conheceu Mercury. Mike voltou para Liverpool porque ele tinha alguns shows marcados, então Freddie veio também. Entre os lugares que eles tocaram estava nossa escola, Wade Deacon, no nosso final de semestre em 1969.

– Royden disse que foi apenas anos depois, muito depois de Freddie Mercury ter encontrado fama com o Queen, que ele percebeu que era a mesma pessoa.

– Mas as ligações de Freddie Mercury em Liverpool não param por aí. Através de sua associação com Ibex (mais tarde conhecido como The Wreckage), seu roadie – Geoff Higgins – ofereceu-lhe acomodações em um pub familiar, acima das famosas The Dovedale Towers, na Rua Penny Lane, que na época era de propriedade dos pais de Geoff.

– A sala, que antes era o quarto de Freddie, é agora um espaço para eventos com 180 lugares que homenageia o passado do edifício.

– Outra data crucial foi 09 de Setembro de 1969 no antigo Sink Club em Hardman Street. Dizem que foi aqui que Freddie, que estava se apresentando com Ibex, foi acompanhado no palco pelo futuro guitarrista do Queen – Brian May – e pelo baterista – Roger Taylor – pela primeira vez.

– O show foi gravado por Geoff em uma máquina de fita bobina à bobina, que mais tarde foi vendida à um colecionador do Queen. Infelizmente, a fita acabou depois de 30 minutos e perdeu o bis da Banda.

– Naquela época, a Banda de Brian e Roger era conhecida como Smile.

 

– E a inspiração da logo e do nome Queen ?

– Mas, de acordo com a lenda local, Freddie teve a ideia do nome da Banda como QUEEN e do seu famoso logotipo na fachada do Queen Insurance Buildings em Dale Street, que ainda pode ser visto até hoje. (você pode ver o brasão do edifício muito parecido com o do Queen, além do nome, certamente).

     

– E foi o público de Liverpool que ouviu pela primeira vez a música de assinatura do Queen – Bohemian Rhapsody – quando foi apresentada pela primeira vez ao vivo durante um show no Theatre Empire da cidade em 14 de novembro de 1975, tocada em partes.

 

Nota 1 – O Queen continuou sua afiliação com Liverpool ao longo dos anos 70, fazendo mais de dez shows em locais como o Cavern Club, o Liverpool Stadium, a Liverpool University e o Liverpool Empire Theatre.

 

Nota 2 – O Liverpool Queen Insurance Building, onde no topo está o brasão da possível inspiração para Freddie da logo da Banda e do nome Queen, é um espaço de locações para escritórios, no endereço: Queen Avenue, Liverpool L2 4TZ, Reino Unido.

Fontes –

Liverpoolecho

Livertoursliverpool Blog

Dica da amiga Tati Coriolano Lôbo.

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

QI ‘N’ ROLL HISTORY – QUEEN

Postado por - 18 de agosto de 2011 0
O blog Quanta Ignorância fez uma postagem bem interessante sobre o Queen.   BOHEMIAN RHAPSODY [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=irp8CNj9qBI] Fonte: www.quantaignorancia.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *