A importância de Brian May no Queen
– O Queen não poderia ter sido Queen sem Freddie Mercury, mas também não poderia ter sido Queen sem Brian May.
– Brian é um dos melhores e mais respeitados guitarristas, e tem toda uma carreira dedicada à música, fazendo por merecer essa posição como um dos grandes da atualidade.
– May está chegando aos 76 anos em plena forma, partilhando o palco com Roger Taylor, com o qual continua a explorar o legado do Queen, e o vocalista Adam Lambert.
– Brian começou a tocar guitarra aos 7 anos. Quando era um adolescente, ele e o pai construíram uma guitarra que se tornou um ícone na tradição do Queen. O instrumento que resultou dos seus esforços combinados continua fielmente a ser conhecida como Red Special.
– Embora hoje toque uma versão melhorada da original, os fãs podem comprar uma versão produzida em fábrica no seu site.
– Desde cedo soube que queria dedicar-se à música, e com apenas 11 anos criou a sua primeira Banda – chamada 1984 – em alusão ao romance de George Orwell.
– Anos mais tarde, juntamente com Tim Staffel como vocalista e baixista, formou a Banda Smile em 1968.
– À formação mais tarde se juntaria o baterista Roger Taylor, depois de participar das audições que ambos tinham convocado com a intenção de completar a sua Banda.
– Depois de dois anos, Staffel saiu da Banda e é aí que Freddie Mercury apareceria, numa altura em que o grupo foi rebatizado como Queen.
– Pouco depois, o baixista John Deacon foi incorporado, fechando a formação.
– Todos nos lembramos da voz de Freddie Mercury como completamente potente, e não em vão, é considerado um dos cantores mais prodigiosos da música.
– No entanto, como guitarrista, Brian May também pode ser considerado um dos maiores.
– Os solos de guitarra, os riffs e a forma de tocar a sua Red Special apoiam-no, com essa forma inconfundível de obter som com uma moeda que usava, ao invés de palheta.
– Entre suas muitas conquistas raras, o Queen conta com uma que nem os Beatles conseguiram – cada membro da Banda escreveu vários singles, que chegaram ao topo das listas de sucessos.
– Além disso, em 2005, o Guinness Book dos recordes mundiais certificou que os Álbuns da Banda passaram mais tempo nas paradas musicais do Reino Unido do que qualquer outra pessoa, superando Michael Jackson, Madonna e U2.
– Brian May, em particular, participou da escrita de mais de 200 músicas da Banda, incluindo clássicos como Fat Bottomed Girls e We Will Rock You.
– Em 2018, a Banda recebeu o prêmio Lifetime Achievement Award, um prêmio dos Grammys que homenageia artistas que fizeram algo brilhante ao longo da sua vida, contribuições de grande importância no campo da gravação musical.
– Além disso, é comendador da Ordem do Império Britânico pelos seus serviços à indústria musical, uma carreira musical pela qual é membro do Rock and Roll Hall of Fame como membro do Queen desde 2001.
– Brian também é Doutor em Astrofísica –
– O Queen se formou em 1970, enquanto Brian ainda estudava Astrofísica no Imperial College de Londres.
– À medida que a Banda alcançava a fama internacional, ele suspendeu sua pesquisa, que se referia ao pó estelar, para participar de turnês e escrever e gravar músicas.
– Após 36 anos afastado da pesquisa científica, ele retomou seu projeto e voltou para a Faculdade.
– Foi em Agosto de 2007 que Brian May defendeu sua tese de doutoramento, que era composta por 48.000 palavras e começou a escrever em 1974. Na tese, Brian explicou que as nuvens de poeira estelar do sistema solar se movem na mesma direção que os planetas e mostrou os resultados de suas pesquisas no Observatório do Roque de los Garotos, na Ilha canária de La Palma.
Já podem me chamar de Dr. May, disse à rede britânica BBC após realizar um exame profissional de três horas.
– E jamais podemos deixar de lembrar que Brian passa boa parte do seu tempo protegendo pets e animais selvagens. Ele é fundador da Save Me Trust, organização que tem por objetivo dar uma voz aos animais.
SIR Brian Harold May
– Brian May se torna – Sir Brian Harold May – ao receber o título de Cavaleiro na Lista de Honras de Ano Novo de 2023, concedida pelo Rei Charles III, e publicada na sexta-feira, 30 de Dezembro, às 22h30.
– Outra curiosidade adicionada à esta estrela do Rock é que Brian é um fotógrafo estereoscópico especialista.
– Ele mesmo criou suas próprias câmeras estereoscópicas e tirou milhares de fotos 3D nas turnês que fazia com a Banda.
– Nossos respeitos e agradecimentos à Sir Brian Harold May CBE
Fontes – Queen Factory
https://los40.com/…/19/los40classic/1658140435_799244.html
– Los 40 – Por Daniel Garrán 20 de Julho de 2022 às 12:09 hrs.