Os 20 maiores momentos de guitarra de Brian May

De Brighton Rock a Bijou, eis as melhores músicas, solos e atos do gênio melódico do Queen

Brian May foi eleito recentemente pelos leitores da Total Guitar como o maior guitarrista de rock de todos os tempos Então, é a ocasião ideal para desenterrar as músicas do Queen e encontrar o homem com o cabelo encaracolado e os melhores momentos da guitarra encaracolada .

Quando você os reúne assim, mostra a profundidade da arte de May e como ele pode pegar o rock ‘n’ roll e vesti-lo com elegância orquestral e encontrar uma sensação de misticismo quase medieval para içar seu público fora de sua realidade atual.

É um ato de feitiçaria, na verdade, e ele faz tudo isso com um violão caseiro e apenas alguns efeitos bem escolhidos – usados ​​como o nome sugere, para o efeito – o tornam ainda mais notável.

Vamos começar com um animado, e um lema para viver:

1. Keep yourself alive (Queen, 1973)

Como faixa de abertura de sua estréia, o Keep Yourself Alive, escrita por May, serve como uma  declaração de missão. O ritmo flangeado a galope e as pistas azuis explodem com trovões metálicos e seu solo harmonizado, classicamente tonalizado, colocou a fasquia alta desde o início.

 

2. Seven Seas Of Rhye (Queen II, 1974)

O número final no lançamento do segundo ano do Queen, escrito por Freddie Mercury, apresenta um dos solos mais agressivos de May, uma seção menor brilhantemente ensanduichada entre as execuções principais em staccato, atrasadas.

3. Brighton Rock (Sheer Heart Attack, 1974)

Quando o quarteto estava trabalhando em seu terceiro álbum, seu som clássico pop estava começando a se solidificar. Dito isto, momentos como o solo em Brighton Rock provaram que May poderia facilmente dar a Jimmy Page uma corrida pelo dinheiro e pelo rock da mesma maneira.

https://youtu.be/AKvju3Gj99E

4. Now I’m Here (Sheer Heart Attack, 1974)

O segundo single de Sheer Heart Attack alcança um equilíbrio perfeito entre riff e melodia, desde a introdução suave e acordes cheios de gordura até o solo de blues, com May também tocando as partes de piano honky-tonk. Continua sendo o favorito ao vivo até hoje, com o Queen e Adam Lambert usando-a para abrir sets durante 2014 e 2015.

5. Stone Cold Crazy (Sheer Heart Attack, 1974)

Muitas vezes considerado um precursor do speed metal mais tarde tocado por bandas como Motörhead, o Stone Cold Crazy poderia muito bem ser o Queen no seu peso mais pesado. Os riffs escolhidos com rapidez são intensificados ainda mais pelos dois solos berrantes de fase.

https://youtu.be/T8Rfb1Jtmic

6. Killer Queen (Sheer Heart Attack, 1974)

O fato de não haver guitarras em Killer Queen até a metade da música  seja exatamente o que torna seu solo tão impactante. Em vez de tocar algo muito previsível ou blues, May se harmoniza contra si mesmo com um balanço quase vaudeviliano.

7. Lily Of The Valley (Sheer Heart Attack, 1974)

Os minutos finais em um medley de três músicas incluem uma orquestra de violões de fundo enganosamente em camadas para soar mais como sintetizadores ou uma seção de cordas. Tocando a música e não o centro das atenções, ela resume o talento de May para toques finais mais minimalistas.

8. Bohemian Rhapsody (A Night At The Opera, 1975)

Poderosamente expressivo e sucinto, o solo intermediário do maior sucesso do Queen é frequentemente selecionado como um dos melhores de todos os tempos. Então, é claro, há aquele riff famoso imortalizado na cena do carro da comédia de 1992 Wayne’s World … (Quanto mais idiota melhor)

9. Tie Your Mother Down (A Day At The Races, 1976)

Após todo o sucesso do Bohemian Rhapsody, o Queen agora era uma das maiores bandas do mundo. O boogie de acordes A de sua faixa de abertura foi feito para conquistar estádios, auxiliado por alguns trabalhos deliciosos de May até o final de seu solo.

10. The Millionaire Waltz (A Day At The Races, 1976)

Pode não ser um dos hinos, mas esse número liderado por piano de seu quinto álbum mostra a capacidade de May de adicionar partes de guitarra clássicas, quase medievais, às prodigiosas óperas de Mercury. É brincalhão e travesso de maneira que nenhum outro guitarrista poderia ter concebido.

11. It’s Late (News Of The World, 1977)

Escrito por May como sua própria versão de uma peça de três atos, It’s Late apresenta alguns riffs pesados ​​por trás de um solo que utiliza batidas de duas mãos. Eddie Van Halen pode ter recebido grande parte do crédito pela técnica, mas esse corte profundo do News of the World chegou às prateleiras antes da estréia de sua banda.

12. Bicycle Race (Jazz, 1978)

Tentar evocar uma corrida de bicicleta com guitarra elétrica não é o trabalho mais fácil do mundo, e foi exatamente isso que fez com que os duelos de May fossem tão maravilhosamente inventivos – quase parodiando a bobagem que você esperaria ouvir no circo.

13. Fat Bottomed Girls (Jazz, 1978)

O fato de que o drop-D de Brian May sintonizada na Red Special soa levemente desafinado quando ele bate mais forte nas cordas mais baixas, apenas contribui para o charme desse hit. Sem teclados ou piano, ele exemplifica o lado mais simples e direto do Queen.

14. Sail Away Sweet Sister (The Game, 1980)

Apresentando grandes doses do som harmonizado da guitarra, que May ajudou a popularizar,  e seus próprios vocais durante seu verso e refrão, esta música do oitavo álbum do Queen também contém alguns trabalhos de acústicos verdadeiramente requintados.

https://youtu.be/bAInsrtLv0o

15. Hammer To Fall (The Works, 1984)

Este single, escrito por May, provou que o Queen não havia se esquecido de onde eles vieram, com seu AC30 rugindo tão duro quanto no começo dos anos 70. Você pode realmente ouvir o chiado de sua moeda de seis centavos durante a primeira metade do solo.

16. One Vision (A Kind Of Magic, 1986)

Como um riff independente, o One Vision poderia muito bem ser o melhor de Brian May. Se não fosse pelo seu inconfundível timbre de guitarra, você seria perdoado por pensar que estava ouvindo o Eddie Van Halen trabalhar durante o breve.

17. I Want It All (The Miracle, 1989)

O single principal do Miracle é o Queen por excelência, sua seção dupla de solo culminando em uma série de curvas harmonizadas e lentas que pairam no ar logo antes da ponte final. Pura magia.

18. Chinese Torture (The Miracle, 1989)

Steve Vai e Joe Satriani elogiaram May como uma influência ao longo dos anos – e, curiosamente, este instrumental desfiado, que inclui algum cromático intenso e seleção de varredura, indica que o sentimento poderia muito bem ter sido mútuo.

19. Bijou (Innuendo, 1991)

Esta penúltima faixa do álbum final lançado durante a vida de Mercury provou que a química entre o cantor e o guitarrista da banda nunca havia diminuído. May mais tarde creditaria a obra-prima instrumental de Jeff Beck, Where Were You, como uma inspiração por trás de suas contribuições.

 

20. These Are The Days Of Our Lives (Innuendo, 1991)

Escrita por Roger Taylor, esta balada com teclado é uma das músicas menos complicadas do álbum. O solo de May começa com algumas notas delicadas para reforçar a fragilidade da música, antes de fazer algumas apresentações verdadeiramente impressionantes de David Gilmour.

Fonte: https://www.guitarworld.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

There are 1 comments

  1. Pingback: Conheça os 10 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos - Mixflow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *