BRING BACK THAT LEROY BROWN
(11ª música do 3º álbum)
– A primeira incursão da banda no ragtime, Bring Back That Leroy Brown é de um virtuosismo espetacular. O título lembra os shows de music-hall de maior sucesso da década, desde os anos 30.
– O ukulele, usado nessa música, é o instrumento que Harold ensinaria seu filho Brian a tocar desde a mais tenra infância. Para ser mais preciso, era um banjo ukulele, como o usado por George Formby, estrela do music-hall britânico da época do entreguerras.
– – Em 2009, um banjo ukulele Abbott que pertenceu a George Formby foi leiloado por € 79.000.
– O nome do feliz comprador era… Brian May!
– A letra de Bring Back That Leroy Brown refere-se a uma música do americano Jim Croce, publicada em março de 1973 e que ficou duas semanas no topo das paradas nos Estados Unidos, intitulada Bad Bad Leroy Brown.
– Ambas as letras narram as aventuras de um jovem marginal nas pouco recomendadas ruas das suas cidades.
– Sem dúvida, em Bring Back That Leroy Brown, Freddie Mercury presta homenagem ao artista folk, que perdeu a vida em um acidente de avião em setembro de 1973, poucos meses depois de fazer sucesso.
Nota: Frank Sinatra é outro grande intérprete que gravou Bad Bad Leroy Brown.
– Grande admirador do jazz do entreguerras, Freddie demonstra pela primeira vez uma habilidade impressionante, a serviço de uma interpretação muito viva e precisa, digna das ilustrações sonoras dos filmes cômicos da década de 1920.
– Se os experimentos de vaudeville do Queen encontraram seu apogeu no álbum A Night At The Opera com músicas como Lazing On A Sunday Afternoon, Seaside Rendezvous e o grande Good Company, Bring Back That Leroy Brown foi incluída em Sheer Heart Attack como uma curiosidade que teria sido ignorada se a técnica dos músicos e o domínio do gênero ragtime não fossem tão impressionantes.
– O tema se desenrola a uma velocidade vertiginosa, e o canto de Freddie é perfeitamente adequado para esse gênero de música.
Afinando seu ouvido aos 59 segundos, você ouve um John Deacon no contrabaixo em um furtivo compasso de quatro tempos.
Um dos muitos banjos ukulele de Brian May, imortalizado para a revista Guitarist em 2010.
– Vídeo oficial de Bring Back That Leroy Brown
– George Formby e seu ukulele
– Bad Bad Leroy Brown, com Jim Croce
– Bad Bad Leroy Brown, com Frank Sinatra
Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc
Tradução: Helenita dos Santos Melo