Queen The Greatest Live – Episódio 43 – Friends Will Be Friends

Qualquer pessoa que assistisse a um concerto durante a Magic Tour do Queen em 1986 poderia ser perdoada por pensar que o grande final de We Will Rock You e We Are The Champions foi gravado em pedra. A banda, porém, sempre trazia algumas surpresas na manga, e o bis dessa turnê não foi exceção.

 

Quando o Queen abriu a cortina com We Will Rock You e We Are The Champions em sua turnê News Of The World em 1977, eles sabiam que haviam encontrado um final triunfante que selou a conexão entre a banda e o público. E assim o modelo foi definido para cada show subsequente… ou assim parecia.

Na verdade, seria necessária uma música especial para abrir uma barreira entre esses dois encores elaborados com precisão e que inflamam o público.

Sempre com o objetivo de surpreender seus fãs, na Magic Tour de 1986, quando o estrondoso solo de guitarra de Brian em We Will Rock You atinge seu crescendo, em vez de esperar pela entrada melódica do piano em Champions, Roger conta com uma reviravolta inesperada no set list e isso encanta o público… enquanto o Queen apresenta Friends Will Be Friends,  a ode da banda à camaradagem.

E John Deacon, o baixista virtuoso e arma secreta da banda, cuja maneira de falar mansa desmentia sua escrita de clássicos do Queen, incluindo I Want To Break Free, Another One Bites The Dust e You’re My Best Friend.

Como disse John:

Se eu tivesse sido baixista durante toda a minha vida na banda, não estaria tão satisfeito como estou porque só considero isso como parte do que faço. Compor e estar envolvido na tomada de decisões significa que pude participar do destino da banda.

Co-escrita com Freddie Mercury, Friends Will Be Friends foi outro destaque do cancioneiro de Deacon, seus gloriosos toques de guitarra iniciais se transformando em uma letra terna que captura a necessidade humana de companheirismo (Quando você terminar a vida e toda a esperança estiver perdida , estenda a mão, ‘porque amigos serão amigos).

Lançado como single no Reino Unido em 9 de junho de 1986 – e juntando-se ao setlist do Magic Tour dois dias depois no Groenoordhallen de Leiden, na Holanda – a filmagem desta semana mostra a multidão do Estádio de Wembley felizmente surpreendida em julho de 86, quando a antecipada introdução de piano de We Are The Champions é interrompida pela contagem de Roger Taylor e uma reviravolta. A reação do público foi unânime, e o encore reformulado com Friends Will Be Friends duraria até o último show do Queen da era Freddie em Knebworth naquele mês de agosto.

 

Próxima semana: Queen The Greatest Live: We Will Rock You

 

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Quiz com Brian May

Postado por - 14 de agosto de 2021 0
O site nme.com possui um quadro chamado: Does Rock ‘N’ Roll Kill Braincells?! (O Rock ‘N’ Roll mata neurônios ?!),…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *