GOD SAVE THE QUEEN
(12ª música do 4º álbum)
– Durante a turnê Queen II, iniciada em 1º de março de 1974 nos Jardins de Inverno de Blackpool, a banda percebeu que em muitas ocasiões, antes de entrar em cena, o público cantava o hino nacional do Reino Unido, God Save The Queen (Deus Salve a Rainha).
– Brian decide criar sua própria interpretação com a ajuda de seu parceiro Roger. A gravação seria preservada com muito cuidado para incorporá-la um ano depois à lista de temas de A Night At The Opera.
– A música, um aceno para a realeza com a qual Brian e seus colegas se identificam, torna-se o instrumental com o qual eles sairiam do palco pelos próximos doze anos.
– Apenas o concerto de 22 de novembro de 1979 no Royal Dublin Society Hall é a exceção, pois, devido às tensões entre a Irlanda e o Reino Unido, a interpretação do hino nacional britânico estaria fora de lugar.
– Durante o comunicado de imprensa de A Night At The Opera em novembro de 1975 no Round House Studios, Freddie se levanta durante a apresentação de God Save The Queen e se dirige aos jornalistas e VIPs com um imperioso:
Levantem-se, bast@rdos!
Brian May no telhado do Palácio de Buckingham interpreta God Save The Queen no Jubileu de Ouro da Rainha Elizabeth II em 3 de junho de 2002.
God Save The Queen, com Brian nos telhados do Palácio de Buckingham
Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc
Tradução: Helenita dos Santos Melo