Show de Queen + Adam Lambert na Utilita Arena – 11 de junho de 2022

Exatamente uma semana depois de terem aberto o show para as celebrações do Jubileu de Platina de Sua Majestade e de quatro noites na Arena O2, na capital, o cantor Adam Lambert declarou na cidade natal do heavy metal

Você é mais alto que Londres e disse estar honrado por ter passado mais de uma década contribuindo para

a maior banda de rock and roll de todos os tempos“.

No primeiro de dois shows consecutivos na Utilita Arena, o concerto de sábado à noite começou com uma coroa gigante subindo acima de um palco que seria adequado para o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor mostrarem seu extraordinário trabalho como dois dos quatro reis originais do Queen.

Seus próprios hinos nacionais, riffs estrondosos, solos estridentes, vocais imponentes e um breve retorno na tela pelo falecido Freddie Mercury (1946-1991) todos combinados para colocar em êxtase a multidão da Utilita Arena durante um show do Queen do século 21.

Adam Lambert with guiarist Brian May projected behind him at the Utilita Arena

Adam Lambert com o guitarrista Brian May projetado atrás dele na Utilita Arena

(Imagem: Darren Quinton / Birmingham Live)

Em uma noite mais quente e ensolarada do que nos últimos tempos, o primeiro show de Birmingham começou com Innuendo/Now I’m Here Aqui enquanto o set tocava truques ilusórios com o público sobre quem estava realmente onde. Vastas telas de fundo criaram um palco teatral central com duas telas de cada lado e cada uma acima do equivalente a caixas reais com as pessoas reais não mencionadas dentro delas recebendo uma perspectiva bastante diferente do show.

Tear It Up e Seven Seas of Rhye seguiram antes de Hammer To Fall – que, juntamente com Tie Your Mother Down mais tarde – foram algumas das poucas canções onde a banda realmente abalou no sentido antiquado.

As músicas dançantes também estavam lá… Crazy Little Thing Called Love, Under Pressure, Another One Bites the Dust, A Kind of Magic e Radio Ga Ga, mas foi apenas a última – a penúltima canção do conjunto principal – que finalmente tirou as pessoas de seus assentos em solidariedade de balanço de quadril, acenando à mão com o piso da arena em pé. Talvez o som fosse um problema porque no Bloco 2 certamente não era tão claro e energético como poderia ter sido, especialmente nos três primeiros números.

Canções que emocionaram incluíram Love of My Life, These Are The Days Of Our Lives e Who Wants To Live Forever.

Canções para elevar a alma? I Want To Break Free, Don´t Stop Me Now e I Want It All. Maiores sorrisos nos rostos? Fat Bottomed Girls and Bicycle Race.

Em suma, havia algo – e um clima – para todos, incluindo Bohemian Rhapsody, a obra-prima que claramente só pode ser tocada ao vivo com o mesmo truque de tipo de magia que criou um vídeo tão definitivo em 1975 – e levou a uma indicação de melhor filme para o filme de mesmo nome em 2019.

Que o Queen continue sendo a banda mais original da Grã-Bretanha é uma coisa. Que Adam Lambert pode cantar todas as suas músicas sem nunca tentar se passar por Freddie é, como Brian May diz, incrível. Assim, o resultado é Queen, mas não Queen, com outra perspectiva fascinantemente diferente da criada por Queen + Paul Rodgers (2004-09).

Adam Lambert with guitarist Brian May and drummer Roger Taylor during Queen + Adam Lambert at Utilita Arena, Birmingham

Adam Lambert com o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor durante Queen + Adam Lambert na Utilita Arena, Birmingham (Imagem: Darren Quinton / BirminghamLive)

 

Na Utilita Arena, a estrela do American Idol Lambert estava indo para o território de vaudeville de alto mercado com suas mudanças de figurino, nenhuma das quais abraçou cores primárias. Às vezes, a abordagem Eu não sou Freddie faz você se perguntar exatamente de quem é o show, com May modestamente reconhecendo que ser um vocalista não é sua própria força.

May mencionou como a base do universo poderia estar em Dudley antes que o doutor da astrofísica admitisse alegremente que significava que ele estava em terreno desonesto agora. Ele então pairou sobre o palco no meio do concerto, cercado por eventos planetários e celestes girando enquanto aparecia para todo o mundo ele estava tocando um solo no espaço.

Para May, a passagem do tempo foi outro tema interessante – como discutido em ’39 – dizendo que ele havia escrito uma música desta vez no próximo ano e imaginando como seria conhecer os netos de seus netos.

Showman: Adam Lambert on stage with Queen at the Utilita Arena, Birmingham

Showman: Adam Lambert no palco com Queen na Utilita Arena, Birmingham

(Imagem: Darren Quinton / BirminghamLive)

 

Ao contrário de Freddie, a contribuição mais silenciosa de Deacon para a banda foi quase negligenciada, exceto por algumas imagens de arquivo. O baixista de longa data Neil Fairclough só saiu das sombras para o início de Under Pressure. Da mesma forma, o tecladista Spike Edney e o percussionista Tyler Warren também foram salvos para menções especiais, apesar de seus próprios anos de serviço e sem os quais…

As palavras Birmingham e arredores também foram mencionadas por May, em reconhecimento de onde os fãs viajam a partir destes dias – um ônibus esperando do lado de fora do local estava voltando para Norwich, por exemplo.

Hit após hit reacendeu memórias de tempo e espaço juntos e a principal maneira de se conectar com os fãs aqui foi o uso inteligente do palco de impulso (com kit de bateria pop-up e moto) para permitir que May, Taylor e Lambert se apresentassem no meio da área de pé, assim como fizeram quando estiveram aqui pela última vez em 2017.

Drummer Roger Taylor on stage at the Utilita Arena in Birmingham with Queen + Adam Lambert

Baterista Roger Taylor no palco da Utilita Arena em Birmingham com Queen + Adam Lambert

(Imagem: Darren Quinton / BirminghamLive)

Essa é uma boa maneira de compensar o inevitável domínio do cenário digital. Com toda a banda vestindo cores escuras, imagino que muitas vezes teria sido difícil para os fãs escolhê-los individualmente na parte de trás do auditório antes de serem distraídos pelas telas novamente. Particularmente durante os primeiros números, houve muito uso da luz vermelha atmosférica, também, quando é preciso luz branca para criar o melhor espetáculo.

Este show da Rhapsody Tour foi anunciado em janeiro de 2020 para junho daquele ano. Por causa do Covid-19, foi remarcado para junho de 2021 e adiado por mais um ano.

May agradeceu a todos por segurarem seus ingressos, mas quem sabe se vamos vê-los nesta escala novamente…

A formação clássica de May, Taylor, Deacon e Mercury foi cimentada em 1971 – 20 anos antes da morte prematura de Freddie. Mas a saída de Deacon após 26 anos em 1997 é mais um testemunho das qualidades incrivelmente duradouras de May e Taylor 25 anos depois.

https://youtu.be/9lMPEcU2zT8

May fará 75 no próximo mês, pelo amor de Deus. Mas dado que ele se esforça no palco como se tivesse encontrado os novos 40, e se Sua Majestade pode celebrar um jubileu de Platina, então certamente o show do Queen + Adam Lambert deve continuar, dado que o 50º aniversário do álbum de estreia da banda confirmará a necessidade de algo dourado.

Então, não os pare agora se você está se divertindo…

Guitarist Brian May during Queen + Adam Lambert on stage at the Utility Arena

Guitarrista Brian May durante Queen + Adam Lambert no palco da Utilita Arena

(Imagem: Darren Quinton / Birmingham Live)

Set list – 11 de junho de 2022

Innuendo

Now I’m Here

Tear It Up

Seven Seas of Rhye

Hammer To Fall

Somebody to Love

Killer Queen

Don’t Stop Me Now

In the Lap of the Gods… Revisited

Guitarist Brian May during Queen + Adam Lambert on stage at the Utility Arena

Guitarrista Brian May durante Queen + Adam Lambert no palco da Utilita Arena

(Imagem: Darren Quinton / Birmingham Live)

 

I’m in Love With My Car

Bicycle Race

Fat Bottomed Girls

Another One Bites the Dust

I Want it All

Guitarist Brian May during Queen + Adam Lambert on stage at the Utility Arena

Guitarrista Brian May durante Queen + Adam Lambert no palco da Utilita Arena

(Imagem: Darren Quinton / Birmingham Live)

Love of My Life

’39

These Are the Days of our Lives

Crazy Little Thing Called Love

Under Pressure

A Kind of Magic

I Want to Break Free

Who Wants to Live Forever

Tie Your Mother Down

The Show Must Go On

Radio Ga Ga

Bohemian Rhapsody

Ay-Oh

We Will Rock You

We are the Champions

God Save The Queen (recorded)

Brian May, Roger Taylor and Adam Lambert open the Queen + Adam Lambert concert at the Utilita Arena

Brian May, Roger Taylor and Adam Lambert open the Queen + Adam Lambert concert at the Utilita Arena (Image: Darren Quinton / BirminghamLive)

 

Fonte: https://www.birminghammail.co.uk/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

FREDDIE, UM ANJO

Postado por - 5 de setembro de 2005 0
Gente, fiz uma modesta homenagem ao nosso querido Freddie, com a ajuda da minha amiga Angela D’egmont, no meu fotoblog…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *