Under Pressure: Brian May conta como foi difícil gravar com David Bowie

De acordo com o guitarrista do Queen, a banda e o cantor sofreram para achar um equilíbrio entre quem controlava o rumo das coisas

No programa de rádio Ultimate Classic Rock NightsBrian May contou ao apresentador lendário Uncle Joe Benson quais foram as principais dificuldades que o Queen enfrentou durante a composição e gravação do clássico “Under Pressure“, feita em parceria com David Bowie.

Segundo o guitarrista, ao longo desse processo, a banda e o artista solo sofreram para achar um equilíbrio entre quem controlava o rumo das coisas, e foi o Camaleão do Rock que eventualmente saiu vitorioso.

Apesar de terem se reunido ainda sem nada muito concreto, cada um dos músicos tinha uma preferência sobre o caminho a ser seguido. “Fomos lá [no estúdio] com uma folha em branco”, relembrou May.  Ele se recordou também que, inicialmente, a canção se chamava “People on the Streets“, e que esse nome durou “um dia e meio provavelmente”.

Um dos principais desentendimentos, porém, surgiu quando John Deacon apresentou o riff de baixo que se tornaria icônico e marca registrada da música. “Lembro que o David Bowie falou para o John ‘Não, não faz desse jeito’, e o John respondeu: ‘Como é? Eu sou o baixista, certo? Então é assim que eu faço'”.

Sobre a letra e a melodia, o guitarrista do Queen revelou que a banda aceitou seguir as direções dadas por Bowie: “Os vocais foram construídos de forma bem inovador, que vieram do David, porque ele tinha experiência com esse método avant-garde de construção”.

Essa técnica exigia que cada um dos integrantes entrasse na cabine de gravação e, com o instrumental tocando de fundo, cantasse a primeira coisa que viesse à cabeça. “E é nisso que ‘Under Pressure‘ é baseada. Todos esses pensamentos aleatórios”, finalizou.

 

Fonte: https://rollingstone.uol.com.br

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *