Tie Your Mother Down – Por Helenita dos Santos Melo

TIE YOUR MOTHER DOWN

(1ª música do 5º álbum)

 

– O título da música, Tie Your Mother Down (Amarre a sua mãe), parece violento demais para o sensato guitarrista, que explicaria o seguinte em 1998:

Quando eu estava no topo da montanha nas Ilhas Canárias, tocando alguns riffs ao amanhecer, a letra da música veio à mente. Achei o título horrível, mas para Freddie fazia sentido.

 

– A letra capta a impaciência e a energia de um jovem dirigindo-se à namorada, que ainda é estudante:

It’s gotta be tonight my Little school babe/Your Mamma says you don’t/

Your Daddy says you won’t/And I’m boilin’ up inside

(Tem que ser hoje à noite, minha pequena estudante/Sua mãe diz para não fazer isso/Seu pai diz que você não vai/E eu estou pegando fogo).

 

– E é por isso que a menina deve amarrar a mãe e deixar o pai de fora (Lock your Daddy out of doors)!

– No microfone de Kenny Everett na Capital Radio, Freddie Mercury fingiu ser ingênuo:

Não sei por que [ele escreveu isso]. Ele devia estar com um humor depravado nesse dia!

– Pela primeira vez em um álbum do Queen, Brian May usa, aos 3:22, um bottleneck de vidro para fazer seus slides, o que faz a música parecer blues. É um pequeno tubo de vidro que você coloca ao redor do dedo médio ou anelar da mão esquerda, dependendo do caso, e desliza ao longo do braço da guitarra até obter a nota desejada.

Muito solicitada pelo público, Tie Your Mother Down será apresentada em todos os shows da banda desde janeiro de 1977, até o lendário show ao vivo em Knebworth em 1986.

 

Durante um concerto do Foo Fighters no Hyde Park em 17 de junho de 2006, o baterista Taylor Hawkins, que se descrevia como o maior fã do Queen no mundo, organiza um encontro mítico. Roger Taylor e Brian May se juntam à banda no palco para uma versão inesquecível de Tie Your Mother Down com Dave Grohl tocando o riff de Brian para 85.000 pessoas.

 

 

Vídeo oficial de Tie Your Mother Down

 

Tie Your Mother Down, com Brian May, Roger Taylor e Foo Fighters:

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de  Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *