‘Freddie era ao mesmo tempo heroico e tímido’. Entrevista com Peter Hince – Parte 2

Esta é a segunda parte da entrevista com Peter Hince para o site italiano www.iconmagazine.it.

A entrevista com o ex-roadie do Queen, Peter Hince

Iconmagazine (Ic): Como é que você fala italiano?

Peter Hince (PH): Fui casado com uma moça italiana, há muitos anos».

Peter Hince diz: Roger Taylor sempre quis experimentar novas ideias, brincar com as coisas e se divertir. O adesivo drums em sua testa foi um dos muito usados para identificar o equipamento junto com as malas de voo coloridas.

 

(Ic): Como começou seu relacionamento com o Queen?

(PH): “É uma longa história, que começou em 1973, quando o Queen eram um pequeno grupo de apoio ao Mott The Hoople, para quem trabalhei: este foi o nosso primeiro encontro. E então, em 1975, comecei a trabalhar em tempo integral para o Queen, até 1986. Onze anos juntos. Uma viagem especial, cheia de emoções. Tempos mágicos.”

 

(Ic): A exposição fotográfica Quen Unseen – Peter Hince dedica especial atenção ao vocalista da banda, o inesquecível Freddie Mercury. Como foi seu relacionamento?

(PH): “No palco trabalhei em particular para o Freddie e o John, afinei e preparei os instrumentos do Freddie, o piano, o pandeiro, a guitarra, o microfone… Tive uma relação muito próxima com o Freddie porque no palco ele era muito ativo, ele passava do piano para o microfone e para a guitarra, então eu tinha que estar constantemente pronto para essas mudanças e passar as coisas para ele quando ele quisesse. Num determinado momento ele precisava de uma bebida, de alguma coisa para a garganta, e eu tinha que imaginar o que ele queria. Foi  assim por muitos anos, tanto que se tornou uma grande relação de confiança e respeito. Éramos muito próximos, embora às vezes fosse difícil lidar com ele, mas apenas porque ele queria o melhor. Ele queria 100% de qualidade em tudo, no estúdio, nas gravações, no palco, em particular.”

 

Retrato da banda no estúdio

 

(Ic): E como era Freddie em particular? Diferente do que conhecemos no palco?

(PH): “Sim, eram duas pessoas. Freddie Mercury no palco era grande, forte, machista, com poder de conquistar o público. O herói. E depois, fora do palco, ele era tímido e preferia ficar calmo em casa com os gatos e assistir televisão. Freddie Mercury foi o personagem que ele mesmo criou, mas às vezes ele entrava no estúdio e dizia: “Hoje não quero ser Freddie Mercury“. Porque todos esperavam que ele fosse o que pensavam que ele era. Mas ele era como todos nós. Ele era apenas mais um ser humano que, sim, obviamente teve um sucesso maravilhoso e uma voz e talento fantásticos. Às vezes, porém, acho que a pressão foi demais, demais.”

 

(Ic): Nos onze anos que você viveu ao lado do Queen, você conseguiu perceber como o sucesso os mudou?

(PH): “Quando um grupo começa a tocar quer ter sucesso: vender discos, grandes concertos, muito dinheiro, casas grandes, Ferrari, Rolls Royce… Mas quando chega o sucesso é diferente. E é aí que começam os problemas porque as gravadoras, o público, todo mundo quer mais e espera mais. Você fez um ótimo disco e é incrível? Imediatamente você sente a pressão de fazer outro grande disco. Então o sucesso mudou o Queen. Ele os mudou porque a pressão aumentou. E é aí que talvez você vá a festas, beba mais, fume cigarros, talvez até outra coisa… Acho que é a mesma coisa que acontece com as estrelas de cinema: você quer ser famoso, mas quando você é famoso às vezes você gostaria de ser normal. É uma coisa muito estranha, vindo de brancos e negros.”

 

Filmagem do videoclipe de I Want To Break Free

 

(Ic): Você pode nos contar algumas anedotas sobre Freddie Mercury?

(PH): “Há muitas. Por exemplo, depois de um show na América, em uma cidade pequena, diante de 8 a 10 mil fãs, ele ficou muito irritado. “Ei Freddie, o que há de errado?”. Ele responde: “Você viu as pessoas na plateia?”. “Hum… sim.” “Não, não, você viu as da frente?”. “Hmm, na verdade não, eu não estava olhando.” “Bem, eu os vi e eles eram feios. Americanos grandes, feios e gordos. Eu não os quero nos shows do Queen.” Foi assim porque ele estava com raiva talvez do namorado, ou algo assim, então ele deve estar com raiva de outra coisa. O tour manager responde: “Ok, então antes de vender os ingressos faremos um casting: se você for bonito pode ir ao show”. Obviamente não era grave, mas coisas assim aconteciam o tempo todo: por alguns momentos houve algo absurdo que depois foi esquecido.”

 

(Ic): E algum outro detalhe sobre Freddie Mercury?

(PH): Ele era um fantástico jogador de tênis de mesa. Quando estávamos no estúdio ele gostava de jogar e vencer todo mundo. Ele usou a mão esquerda, mesmo sendo destro, e ainda assim venceu. Ele sempre venceu, sempre. Ele era muito bom. Ele queria vencer. O que quer que ele fizesse, ele queria vencer. Ele também gostava de jogos de palavras, como Scrabble e jogos de preencher palavras em jornais. Ele adorava entretenimento em que pudesse usar sua mente ou suas habilidades. Por exemplo, no estúdio tínhamos uma máquina de pinball mas ela não despertou o interesse dele, porque segundo ele jogar não implicava habilidade ou talento. Mas com pingue-pongue ou qualquer coisa que exigisse perspicácia, ele era único. Absolutamente único.”

 

Freddie Mercury

 

(Ic): Você estava no palco durante o show do século, Live Aid, em 1985?

(PH): “Claro”.

 

(Ic): Que lembranças você tem?

(PH): «A primeira coisa que me vem à cabeça é a enorme pressão porque o Queen era uma das muitas bandas a atuar e tivemos pouco tempo para nos prepararmos. Tínhamos ensaiado: o Queen sempre foi muito profissional. Mas de qualquer forma tivemos que preparar tudo muito rápido, sem passagem de som, sem iluminação: quando a banda chegou ao palco e tudo estava funcionando foi um grande alívio. Então, quando eles começaram a se apresentar, com a energia que estava crescendo, o público estava respondendo e elétrico, era como se todo corpo estivesse elétrico…

Era meu trabalho garantir que tudo corresse bem, e fazer bem, mas aquela atmosfera mostrava que aqueles quatro caras eram ótimos músicos e não precisavam de fumaça, muita luz e efeitos. Eles poderiam ir lá e tocar e Freddie poderia cativar a multidão e vencer. No estádio eram ele e o Queen contra outro time de cerca de 80 mil pessoas e Freddie venceu. Foi assim que me senti. Foi muito especial. Aquele show deu a eles a sensação de poder seguir em frente com a banda porque, antes do Live Aid, havia problemas. Acho que talvez a banda tivesse se separado ou feito uma pausa, mas o Live Aid mostrou a eles o quão bons eles eram e como eram bons quando estavam juntos. Foi então que aqueles quatro rapazes, juntos, deram o seu melhor. Eles nunca poderiam ter feito melhor.”

Videoclipe de We Will Rock You

 

(Ic): Você ainda mantém relacionamentos com Brian May, Roger Taylor e John Deacon hoje?

(PH): “Não exatamente. John não fala com ninguém. Ele não fala com Brian e Roger há 25-30 anos. Tentei contatá-lo uma ou duas vezes, mas ele vive com a família e tudo bem, eu respeito isso. Já vi Brian e Roger algumas vezes ao longo dos anos, mas todos nós temos vidas diferentes agora, fazendo outras coisas. Às vezes eu via a ex-namorada de Freddie, Mary, que herdou todas as suas propriedades, sua casa, tudo. Sempre fomos bons amigos, mas as coisas avançam e perdemos um pouco de contato, embora sempre com bons sentimentos.”

 

(Ic): Hoje, qual é a lembrança mais preciosa que você tem daqueles anos com o Queen?

(PH): É difícil dizer, foram tantos momentos especiais. Live Aid, é claro. Ou um dos shows na América do Sul, durante aquela que foi a primeira turnê de uma banda de rock pelos estádios da América Latina (para The Game Tour) : no avião tive um momento com Freddie, ele e eu no estrada juntos, conversamos sobre família, sobre música, em particular.”

 

Fonte: www.iconmagazine.it

 

Se você perdeu a primeira parte, veja aqui:

‘Freddie era ao mesmo tempo heroico e tímido’. Entrevista com Peter Hince – Parte 1

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Queen on Tour

Postado por - 18 de fevereiro de 2005 0
Só para lembrar a todos que para saber tudo sobre a nova turnê é só clicar no endereço: [URL=http://www.brianmay.com/queen/tour05/menu.html#]http://www.brianmay.com/queen/tour05/menu.html#[/URL]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *