Queen The Greatest Live – Episódio 21 – Adaptando músicas

Queen The Greatest Live: Adaptando Músicas – Episódio 21

Em novas entrevistas exclusivas com Roger Taylor e Brian May, exploramos como algumas das criações de estúdio magistrais do Queen foram transferidas para o palco e evoluíram para clássicos ao vivo, às vezes de maneiras que surpreenderam até a própria banda.

Para o Queen, o palco e o estúdio eram dois lados da mesma moeda. Enquanto hinos do hard rock como Sheer Heart Attack e I Want It All estavam inevitavelmente destinados ao palco, intrincadas produções de estúdio como The Miracle sempre pareciam mais adequadas para fones de ouvido do que para a primeira fila de um estádio.

Agora, este último episódio de Queen The Greatest Live explora uma terceira categoria – as músicas que transcenderam suas raízes de estúdio para se tornarem totalmente diferentes ao vivo.

Em novas entrevistas com Brian e Roger, este episódio explora com os dois o processo de pegar músicas que foram feitas no estúdio e adaptá-las para o palco.

Acho que algumas músicas são escritas com a ideia de como podem soar ao vivo, como Sheer Heart Attack, por exemplo. Sempre pensei que isso iria acontecer, que iria tocar, se tocarmos tão rápido, isso iria ao ar, diz Roger Taylor.

 

Diz Brian May:

Acho que existem vários processos. Às vezes você está escrevendo uma música no estúdio e pensa, como seria ao vivo? E na verdade informa o seu processo de gravação porque você a moldou para ser uma espécie de faixa ao vivo, algo como I Want It All, é basicamente projetada para ser uma faixa ao vivo. Outras músicas não. Algo como O Milagre. Acho que nunca foi pensado para ser uma música ao vivo, e nunca foi. Foi puramente uma criação em estúdio, algo que seria difícil de reproduzir no palco.

Enquanto a banda sabia instintivamente que algumas músicas nunca seriam adequadas para os shows ao vivo, havia outras que eles acreditavam, com uma abordagem um pouco diferente, que resultariam em um momento verdadeiramente especial com os fãs.

Apresentado pela primeira vez em A Night At The Opera, de 1975, o original de estúdio foi uma produção ambiciosa, com o vocalista tocando piano de influência clássica e harmonias vocais, enquanto Brian colocava partes de harpa em camadas ao lado de sua guitarra habitual. Agora, falando neste último episódio, Brian explica como reorganizou Love Of My Life para os duetos que se tornaram um destaque dos shows ao vivo do Queen da época.

Brian diz:

Tínhamos essa música de piano, que teria sido muito difícil de fazer ao vivo. Tem todos esses lindos overdubs de harmonias. Como você faria isso ao vivo? E eu me lembro de sentar com Freddie e dizer: ‘Bem, poderíamos fazer um acústico e você poderia apenas cantar’. Aconteceu bem rápido. Eu apenas encontrei maneiras de fazer isso, que na verdade não são muito parecidas com o disco, mas comprimiu tudo em algo que poderíamos executar com bastante facilidade e poderíamos convidar o público para cantar conosco – o que eles fizeram.

Com outras músicas, o público do Queen às vezes desempenhava um papel fundamental na transição do estúdio para o palco. A banda sempre pretendeu que We Will Rock You provocasse uma chamada e resposta com seus fãs – mas, como Brian explica, a encarnação ao vivo da música percorreu um longo caminho desde suas raízes no News Of The World de 1977.

É diferente ao vivo. Para começar, não há bateria na versão original gravada. Tornou-se uma extravagância de bateria e o público canta. A coisa de bater palmas evoluiu para uma situação completamente incompreensível, porque algumas pessoas fazem ‘bump bump punch’, outras fazem ‘boom, boom, punch’. Mas não importa, porque a fisicalidade está lá e eles cantam, e obviamente é um grampo – sempre estará conosco, o mesmo com a Champions.

Então, sim, são momentos de descoberta. Adoro acordar no meio da noite e pensar: ‘Oh, nós podemos fazer isso’. Nós poderíamos fazer isso’. E você diz, ‘podemos tentar isso’, e então você diz, ‘na verdade, sim, isso pode funcionar, pode muito bem funcionar.

Próxima semana: Queen The Greatest Live – We Will Rock You

 

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *