Queen The Greatest – Episódio 5 – Queen: 1975 A Night At The Opera – Make or Break

“Queen The Greatest”: uma celebração de 50 dos melhores momentos da história do Queen até agora.

No último dia 16 de abril, foi divulgado o quinto episódio da série de vídeos em comemoração aos 50 anos da banda.

Continuando a celebração de algumas das maiores conquistas do Queen até agora, este último episódio revisita o quarto álbum da banda, A Night At The Opera, lançado no fim de 1975. Considerado amplamente como o álbum mais influente do Queen, a perigosa situação financeira da banda na época tornou isso um incrível salto de fé, criando um verdadeiro momento decisivo para a banda.

O álbum é, sem dúvida, o Queen em seu melhor absoluto como músicos, compositores e produtores – aproveitando uma incrível variedade de estilos musicais. O fato de ter sido criado quando a banda estava à beira da ruína financeira, e era, na época, o álbum mais caro do Reino Unido já produzido – coloca em foco o enorme risco que eles estavam correndo.

Brian May revela: “Não éramos apenas pobres, mas também endividados. Todas as empresas de som e iluminação e as pessoas que não foram pagas. Então, estávamos em um ponto realmente crucial. Poderíamos ter terminado se o álbum não tivesse ido bem. ”

Roger lembra disso como um “momento decisivo” para a banda. A banda estava tão endividada que temiam não poder continuar se o álbum não tivesse um bom desempenho.

Brian explica: “Foi um álbum caro, com enorme complexidade. Mesmo olhando para ele agora, eu me pergunto como fizemos algumas dessas coisas. ”

O salto de fé valeu a pena e mudou completamente o cenário para o Queen, graças aos singles de sucesso, incluindo “You’re My Best Friend” do baixista John Deacon e, claro, o lendário “Bohemian Rhapsody” – além de produzir clássicos duradouros do Queen como “Love Of My Life” de Freddie Mercury e “I’m In Love With My Car” de Roger Taylor.

A Night At The Opera liderou as paradas em todo o mundo, vendendo mais de 6 milhões de cópias, dando-lhe o status de platina em muitos países, incluindo multi-platina nos Estados Unidos.

Recebeu aclamação universal e continuaria a receber elogios ano após ano. Em 2018, foi merecidamente introduzido no Grammy Hall of Fame.

Sem dúvida um marco na história do Queen, o álbum, é claro, também forneceu a eles o que se tornaria a maior música de sua história – que será explorada no episódio da próxima semana.

Próxima semana: Episódio 6: Bohemian Rhapsody – Making History.

 

Assista ao episódio 5 aqui:

Fonte: WHAT’S NEW (brianmay.com)

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *